Por Objetivo Sorocaba


Familiares devem estar atentos e elaborar um plano adequado e funcional aos filhos — Foto: Pexels/Divulgação

Ainda falta um bom tempo até o fim das férias, mas se quiser que a volta às aulas seja uma experiência tranquila, é bom se planejar corretamente. As diferenças entre as rotinas de férias e o período letivo são muitas, e podem gerar conflito e resistência, se a mudança for feita de maneira repentina.

Durante as férias, é natural que a família deixe seus filhos mais livres para diversão, passeios e brincadeiras, além de serem menos rigorosos com alguns hábitos, como o horário de dormir e a alimentação. Por isso, os familiares devem estar atentos e elaborar um plano adequado e funcional aos filhos, para que os pequenos se readaptem aos horários e responsabilidades mais rapidamente e de forma natural. Saiba como:

1. Faça uma contagem das férias

É interessante se certificar de que as crianças compreendam que as férias são temporárias e que saibam quando elas acabarão. Por isso, é uma boa ideia realizar uma contagem regressiva dos dias que faltam até a volta às aulas. Se possível, faça um calendário para que as crianças marquem um X nos dias que já se foram.

2. Incentive a organização do material escolar

No fim das férias, organizar os materiais escolares é um bom método de preparação que ajuda a reinserir a criança no mundo acadêmico. Os materiais utilizados em sala de aula têm grande poder de ambientalização e preparo emocional.

3. Se despeça com estilo

Na última semana de férias, faça, por exemplo, um piquenique no parque, leve as crianças ao cinema ou a algum passeio ao ar livre. Dê preferência por atividades que sejam bem diferentes do convívio escolar, assim quando for a hora de voltar à escola, os pequenos estarão entretidos e com muitas histórias para contar aos seus colegas de classe.

4. Adaptação moderada

Se o seu filho assistiu muita televisão nas férias e você quer que ele diminua a quantidade durante o período de aulas, é necessário mudar os hábitos aos poucos. As crianças sofrem com mudanças radicais. Diminua o tempo diário de TV gradualmente, para que eles se sintam confortáveis quando reinseridos no ano letivo. O mesmo vale para os joguinhos e o tempo para brincar com os amigos, entre outras atividades. Essa adaptação moderada ajuda a combater a sensação de que a criança “parou de se divertir” porque as aulas recomeçaram.

5. Organize os horários de dormir

A maior missão dos pais no período de volta escolar é acordar os filhos cedo para saírem para a escola. Essa "preguiça", muitas vezes é provocada pela falta de hábito que as férias provocam nos pequenos. Por isso, durante a última semana de descanso, comece a controlar os horários que as crianças vão para a cama, pois dormir bem é fundamental para levantar disposto.

Viu? Com um pouquinho de disciplina, a volta às aulas pode ser uma experiência bem mais tranquila para a família, filhos e professores! Coloque seu planejamento em prática e observe os resultados positivos.

Objetivo Sorocaba
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1