De Boa no Enem 2022

Por G1 RN


Eduardo Medeiros, de 17 anos, está na preparação para as provas do Enem e não abre mão de praticar esporte — Foto: Arquivo pessoal

"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo". A frase é do poeta britânico Joseph Addison e cai como uma luva quando o assunto é a combinação de estudos e prática esportiva. Durante o período de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes recorrem aos exercícios físicos como uma maneira de incrementar a rotina de aulas.

Eduardo Medeiros, de 17 anos, está na preparação para as provas. Seu sonho é cursar engenharia da computação. Com uma rotina intensa de aulas dentro e fora da escola, o jovem complementa os horários livres com basquete e musculação. “O esporte é muito importante, pois ajuda a relaxar e descontrair dos estudos”, comenta o aluno do CEI Romualdo.

Mas os benefícios de quem opta em conciliar treinos com os estudos vão além da capacidade de promover relaxamento e um estilo de vida mais saudável. De acordo com uma pesquisa realizada por neurocientistas da universidade de Illinois, nos Estados Unidos, a dupla ‘estudo e esporte’ é um excelente combustível para o cérebro. O levantamento apontou que crianças e adolescentes que praticam esportes têm desempenho na aprendizagem superior a 20%.

“Para os estudos na área, a prática regular e sistematizada de exercícios físicos ajuda o estudante no processo de memorização, resistência e foco, interferindo positivamente nos estudos. Além disso, a atividade física pode agir como um aliado para minimizar o processo de ansiedade e controlar a saúde emocional do estudante. Isso ocorre porque, durante o treino, há liberação de endorfina, uma substância natural que estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria”, explica a mestre em Educação Física, Ana Camila Campelo.

Mestre em Educação Física, Ana Camila Campelo, diz que prática de esporte melhora humor, sensação de bem-estar e conforto — Foto: Arquivo pessoal

Atividades em casa

Ainda segundo a especialista, uma das formas de tirar vantagem dos exercícios físicos é por intermédio de treinos leves e práticos, que podem ser realizados em casa entre 30 a 60 minutos. “Atividades como subir e descer escadas, pular corda, jogar futebol, correr ou caminhar são satisfatórios para curtir uma melhoria na qualidade dos estudos, além de favorecer a saúde física e mental do estudante”.

Para os dias de realização das provas, a recomendação é que a atividade física também seja leve e que não desgaste o corpo. “Durante os dias das provas, os exercícios físicos devem ser tratados como aliados no processo de relaxamento. Como as questões são muito extensas, oriento a todos a fazer exercícios físicos leves”, pontua Ana Camila Campelo, que também atua como professora do curso de Educação Física da Universidade Potiguar (UnP).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!