SAEPI avalia 136 mil alunos da rede estadual nesta quarta

O SAEPI vai avaliar a qualidade do ensino e o desempenho.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo dia 29 de novembro, 581 escolas da rede pública estadual aplicarão as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), referente ao ano de 2017. Já foram capacitados gerentes regionais, coordenadores das GRES e supervisores municipais que irão aplicar as provas da avaliação.

O SAEPI é um instrumento de precisão que auxilia no diagnóstico da qualidade da educação ofertada pelo estado, fornecendo subsídios para a implementação de estratégias pedagógicas com o objetivo de sanar dificuldades de aprendizagem detectadas. Os resultados do desempenho dos estudantes no SAEPI 2017 também serão usados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi) e para a elaboração e sistematização do Plano de Metas 2018/2021.

Por meio de testes cognitivos, o SAEPI vai avaliar a qualidade do ensino e o desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Em 2017 serão avaliados 136 mil alunos do ensino fundamental (6° e 9º ano) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série), das 21 Gerências Regionais de Educação. Os estudantes farão as provas no horário de aula e terão duas horas e meia para concluí-las.

A coordenadora da equipe central do acompanhamento pedagógico do Pacto pela Aprendizagem, Viviane Carvalhedo, revela que essa é a 7ª edição do SAEPI, mecanismo que avalia os estudantes nos mesmos moldes da Prova Brasil, com a diferença que a Prova Brasil acontece de dois em dois anos e o SAEPI é realizado todo ano.

"É muito importante que os alunos façam as provas do SAEPI, pois é a partir dele que a Seduc vai promover um diagnóstico da realidade educacional do Estado, redirecionar o planejamento e a prática pedagógica, traçar estratégias e melhorar cada vez mais os indicadores", pontua a coordenadora.

Além dos testes, todos os alunos, professores e diretores responderão também a um questionário contextual e socioeconômico como forma de identificar fatores associados à aprendizagem do alunado e uma visão mais detalhada da realidade educacional.

O SAEPI é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Todas as informações quanto ao Sistema de avaliação estão disponíveis no link http://www.saepi.caedufjf.net/



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES