Por UBM


— Foto: Divulgação/UBM

Na busca por uma educação integrada à consciência social e responsabilidade ambiental, o Colégio UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – inicia no próximo ano o projeto Robótica Educacional Sustentável.

A ideia é potencializar os conhecimentos dos alunos, que na fase escolar, estão em pleno desenvolvimento e abertos a novas possibilidades. Por isso, o novo componente curricular será desenvolvido em todas as turmas da Educação Básica, em seus níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, até a Educação Profissional.

“A robótica tem como princípio a automatização de tarefas, através de artefatos tecnológicos. De forma, que você possa desenvolver os mais variados artefatos com autonomia para realizar atividades, podendo substituir o ser humano”, aponta o professor Sérgio Aguiar.

É importante destacar que o ensino de robótica promove diversos benefícios às crianças e aos jovens, em aspectos educacionais e pessoais, como:

  • estimula a capacidade de resolução de problemas;
  • auxilia na organização;
  • potencializa a criatividade;
  • desenvolve o raciocínio lógico e analítico.

Para que essas competências possam ser desenvolvidas, o trabalho será realizado de forma multidisciplinar, de forma que a Robótica Educacional Sustentável trabalhe em interação com as demais disciplinas curriculares. Pois, a iniciativa tem como objetivo inserir a robótica, com suas habilidades e competências, na prática pedagógica educacional.

Por sua vez, a sustentabilidade será trabalhada a partir da reutilização de aparelhos disponíveis no UBM, utilização de equipamentos de baixo custo e redução das despesas. Pois, o projeto foi elaborado para se adequar aos princípios do PAG – Programa Ambiental Gaia – que faz parte do eixo estrutural da prática pedagógica da instituição, além de ser fundamentado na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Agora que você já sabe sobre a proposta do projeto Robótica Educacional Sustentável, venha conhecer o Colégio UBM!

UBM

Mais lidas

Mais do G1

Ação irá contemplar candidatos que desejam concorrer a uma bolsa de estudos no Ensino Superior; prova será on-line, no dia 09 de janeiro.

UBM abre inscrições para bolsas em 2021

Na modalidade EAD, o programa oferece condições de estudo para quem quer se graduar.

‘UBM Connect’ é opção de graduação mais flexível - Programa: G1 TV Rio Sul

Duas áreas que podem parecer similares têm características e atuações diferentes; confira qual é a graduação ideal para o seu perfil

Administração ou Ciências Contábeis: qual a melhor escolha pra mim?

Por mais próximas que se pareçam, as duas modalidades não podem ser consideradas iguais

Entenda as diferenças entre aula remota e EAD

Novos cursos já estão com inscrições abertas!

UBM Connect: Educação a Distância é nova proposta do UBM

Não é porque estamos isolados que não podemos fazer boas conexões; confira boas dicas

Veja como fazer um bom networking mesmo em tempo de pandemia

Estabelecer uma rotina de acordo com o seu ritmo é um dos pontos principais para começar a investir na sua educação a distância!

Estudar em casa com qualidade: 5 dicas preciosas de estudo a distância
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!