Robótica Educacional pode ser ensinada de forma dinâmica

Anwar Hachouche, CEO da Eletrogate, aponta que kits de robótica educacional ajudam de maneira didática os alunos

Por Dino


Robótica Educacional pode ser ensinada de forma dinâmica DINO

A tecnologia tornou-se uma aliada vital para as instituições de ensino. Nesse contexto, a robótica educacional tem o potencial de estimular diferentes aspectos e trazer benefícios ao processo de aprendizagem.

O recurso da robótica educacional vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas, tornando o ensino mais dinâmico e inovador. A introdução do uso de robôs em sala de aula tem se mostrado uma ferramenta para motivar e engajar os alunos, além de possibilitar a aprendizagem de conteúdos complexos de forma mais lúdica e interativa. Introduzir a robótica educacional garante, também, a inclusão nas aulas de atividades relacionadas às áreas STEAM, já que esta exige a pesquisa teórica, o levantamento de hipóteses e a realização de experimentos.

Para Anwar Hachouche, CEO da Eletrogate, empresa da área de comercialização de componentes eletrônicos e kits didáticos, as vantagens da robótica educacional são diversas. “Uma das principais é ajudar a desenvolver habilidades importantes para o futuro dos alunos, como o pensamento crítico e a criatividade”, comenta. “Tais competências, quando trabalhadas continuamente, permitem ao aluno se expressar criativamente e usar a imaginação de maneira ativa, visando encontrar soluções para os mais variados problemas”.

Além disso, a robótica educacional também pode ajudar a estimular o trabalho em equipe, uma vez que muitos projetos exigem que os estudantes trabalhem juntos para construir e programar robôs, o que pode ajudá-los a desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e liderança.

O CEO da Eletrogate aponta que "os principais usos para a robótica educacional no ambiente escolar são a criação de robôs que possam realizar tarefas, de jogos e atividades interativas para ensinar conceitos de programação e projetos, a fim de serem usados para ensinar eletrônica e física, ampliando a visão dos alunos no tema".

Para que este tipo de robótica seja implementado de maneira didática para os estudantes, existem diversas plataformas disponíveis no mercado. Anwar destaca o Arduino como uma destas, pois tal ferramenta é compatível com diversos módulos e utiliza uma linguagem de programação relativamente fácil de aprender. Para o CEO, aprender programação garante ao aluno a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem de seu próprio projeto.

A plataforma Arduino oferece uma relação de custo-benefício, módulos e uma comunidade ativa. Isso significa que existem muitos recursos disponíveis na internet para quem deseja aprender a programar com placas Arduino, além de muitos módulos que podem ser usados em projetos de robótica. Por isso, a Arduino pode ser uma das plataformas mais indicadas para quem busca uma solução para projetos de robótica educacional.

É importante ressaltar, também, a relevância do aprendizado de conceitos de programação no contexto da robótica educacional, que decorre do fato de o raciocínio estruturado e metódico ser essencial para o desenvolvimento de sistemas deste tipo. “A programação é uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, já que a tecnologia tem sido cada vez mais incorporada no ambiente profissional, e aprender a programar desde cedo pode ser um diferencial importante para os alunos no futuro”, acrescenta Anwar.

Além disso, para o empresário, mesmo que o estudante não siga carreira, necessariamente, relacionada à programação ou robótica, as habilidades desenvolvidas neste aprendizado podem ajudar a formar profissionais mais flexíveis, dinâmicos e comunicativos, com qualidades benéficas em qualquer área de atuação.

Tais qualidades, pontua o especialista, têm valor, também, na vida pessoal do estudante, que não só conseguirá lidar melhor com adversidades, como se torna mais questionador e capaz de compreender as tecnologias que utiliza.

Mais recente Próxima E-commerce de farmácias representa 4,7% das vendas totais