Rio define metas de aprendizagem nas escolas municipais

Publicado em 27/05/2022 - 10:53 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cidade do Rio acaba de ganhar um Acordo de Resultados de Aprendizagem. A partir de agora, cada escola da rede municipal terá um agente de acompanhamento, responsável por executar o plano de ação e as estratégias traçadas pela Prefeitura, em especial no apoio à gestão escolar e na implementação de políticas pedagógicas para os alunos, que ficaram quase dois anos em ensino remoto devido à pandemia de covid-19.

O Acordo de Resultados foi anunciado pelo Prefeito Eduardo Paes e o secretário Municipal de Educação, Antoine Lousão, em solenidade que reuniu mais de 1.500 diretores de escolas, líderes das coordenadorias regionais de educação e outros profissionais do setor.

De acordo com o secretário Antoine Lousão, a iniciativa irá trazer melhores práticas para as escolas e benefícios para os alunos, além de valorizar o profissional de Educação.

Entre as metas a serem alcançadas pelo Acordo, 65% das crianças devem ser alfabetizadas logo no primeiro ano do ensino fundamental, 38% precisam frequentar a escola em tempo integral e 75% devem estar inscritas na Olimpíada Carioca de Matemática.

 Desde o ano passado, a Secretaria de Educação já promove diversas iniciativas direcionadas para responder aos desafios da educação gerados pela pandemia. Entre elas, está o Reforço Rio, programa municipal que ajuda estudantes da rede a reduzirem o déficit educacional agravado, principalmente, pela crise sanitária que fechou as escolas e prejudicou de forma mais acentuada aqueles em situação de vulnerabilidade.

*Com supervisão de Vitoria Elizabeth

Edição: Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo