Rio de Janeiro amplia programa para prevenir gravidez na adolescência

Publicado em 12/09/2023 - 12:07 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após o primeiro mês de funcionamento, o Programa Acolhe, da Secretaria de estado de Saúde do Rio de Janeiro, que busca evitar a gravidez na adolescência, está sendo ampliado. Diante da grande procura, a expectativa é dobrar o número de atendimentos.  

O programa funciona nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Ipanema, na zona sul da capital fluminense, e oferece palestras educativas com ginecologistas e acesso a métodos contraceptivos para adolescentes de 14 a 25 anos de idade.  

Entre os cerca de mil atendimentos já realizados, 420 jovens optaram pela colocação do implante anticoncepcional na pele ou o DIU, dispositivo intrauterino de cobre, ambos indicados para as meninas com mais de 16 anos. 

Há, ainda, as pílulas e injeções contraceptivas, que podem ser usadas para adolescentes que têm entre 14 e 16 anos. 

Segundo a coordenadora do programa, Ana Teresa Derraik, o Acolhe funciona com muita informação para que a jovem escolha de uma forma legítima e esclarecida qual é o melhor contraceptivo.

A gravidez não planejada na adolescência está entre as principais causas da evasão escolar em todo o Brasil, principalmente no Ensino Médio, e afeta de forma mais predominante alunos em condições vulneráveis.  

Pesquisa promovida pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, mostrou que dois milhões de adolescentes abandonaram a escola no Brasil, em 2022. Desse total, 14% apontaram a gravidez como motivo.  

Também no ano passado, do total de 180 mil 297 nascidos vivos no Rio de Janeiro, 777 foram de mães de até 15 anos e 19.347 tiveram mães entre 15 e 19 anos. Ou seja, 11,16% foram frutos de gestações precoces. Os dados são do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos no estado. 

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo