Retrospectiva 2023: relembre fatos que marcaram a área da educação

Publicado em 25/12/2023 - 10:00 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O ano de 2023 foi marcado por conquistas históricas e novos incentivos na área de educação. A Lei de Cotas, considerada um marco, passou a incluir um novo grupo social, os quilombolas. A medida faz parte de uma série de mudanças que atualizaram a legislação de 2012, criada para reservar vagas em instituições de ensino superior para grupos vulneráveis, como população negra e indígena, e também para estudantes de escolas públicas.

Ao sancionar a lei, o presidente Lula destacou o desempenho dos cotistas.

“Esses jovens estão demolindo um mito propagado pelas elites que sempre tiveram o livre acesso às melhores instituições do Brasil e no exterior. O mito de que a chegada dos cotistas no ensino superior faria cair a qualidade da educação. E o que aconteceu foi exatamente ao contrário”.

O Desenrola do Fies, que desde novembro permite a renegociação de dívidas do programa, foi outro destaque em 2023. A negociação envolve mais de 1,2 milhão de pessoas que ficaram com o nome sujo. É possível ter desconto de até 99% no valor da dívida.

Já o novo PAC previu quase R$ 3 bilhões em expansão de novas unidades dos institutos federais, contemplando pelo menos cem novos campi, com cada um gerando 1.400 novas matrículas.

Entre as novidades está o primeiro curso de ensino superior do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Impa, que começa em 2024. O curso é gratuito e tem como objetivo capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação.

O ano contou ainda com um número recorde de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Foram quase quatro milhões de pessoas, o que aponta uma retomada na comparação com os dois anos anteriores. O avanço foi de pouco mais de 13% em relação a 2022.

Mas muitos candidatos foram alocados a mais de 30 quilômetros de distância da sua residência e por isso, puderam fazer a prova em outro dia. Nos dois casos, os temas das redações geraram discussão na sociedade brasileira, ao abordarem o trabalho de cuidado feito pelas mulheres e a população em situação de rua.

O ministro da educação Camilo Santana destacou outras novidades desta edição.

“Também é a primeira vez que o nordeste brasileiro foi a região que mais tivemos inscritos no Enem. E mais de 60% dos inscritos são mulheres”

Mas ataques a escolas assustaram a população. Dois mil e vinte e três foi o ano com maior número deles, de acordo com o Instituto Sou da Paz. Ao todo, foram 11 ataques, que deixaram 11 mortos e 25 feridos.

Uma grande discussão dos últimos anos também se estendeu ao longo de 2023. O Novo Ensino Médio, que começou a ser implementado oficialmente nas escolas, foi duramente criticado por alunos, entidades e especialistas, inclusive com protestos em todo o país. O governo decidiu rever essa mudança, e atualmente uma nova proposta está em tramitação no congresso.

Discussões sobre o uso de tecnologia na educação dividiram opiniões. O ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial lançada no fim de 2022, foi alvo de discordâncias. De vilão a mocinho, o instrumento rapidamente conquistou os usuários, muitos deles estudantes, para a realização de trabalhos escolares. Mas para muitos especialistas, o uso indiscriminado da ferramenta pode representar um risco para o aprendizado.

E os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, divulgados no final do ano, trouxeram uma boa e uma má notícia. Apesar da qualidade do ensino no país não ter caído mesmo com a pandemia de covid-19, o Brasil apresentou um desempenho estável entre 2018 e 2022, ficando entre os 20 últimos países do ranking em matemática e entre os 30 piores em ciências. A melhor posição foi alcançada em leitura, de 44 a 57, entre os 81 países avaliados.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo