Por Amanda Andrade, G1 Zona da Mata


Salas de aula vazias por causa da pandemia — Foto: Reprodução/RPC

Por causa da pandemia de Covid-19, o retorno das aulas na rede municipal das maiores cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes será remoto em 2021. Em alguns municípios, as atividades da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio começam a partir desta quarta-feira (3), através de atividades em plataformas digitais.

Com o início da vacinação e com uma estabilização do número de casos e mortes causados pela doença, parte das prefeituras estuda o retorno presencial através de ensino híbrido - em que parte dos estudantes frequenta as escolas e outra segue com as atividades à distância, através de uma escala de rodízio.

Veja abaixo os planos de volta às aulas em Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Viçosa e Leopoldina.

Juiz de Fora

A Secretaria de Educação informou que as atividades do ano letivo na rede municipal de Juiz de Fora voltam em março, de forma remota - entretanto, a data não foi divulgada.

Nesta terça-feira (2), representantes da Secretaria, gestores de escolas municipais e creches parceiras da Prefeitura se reúnem para apresentação do balanço sobre as ações do primeiro mês da nova gestão e encaminhamentos para o início do ano letivo 2021.

A Prefeitura afirmou ao G1 que organiza o cronograma de atividades com respeito às orientações dos órgãos sanitários e em contato com a comunidade para a utilização do melhor formato de aulas a ser aplicado no município, seja on-line, híbrido ou presencial.

A cidade saiu do "Minas Consciente" em janeiro e criou um programa municipal, o "Juiz de Fora pela Vida". Neste novo protocolo, as atividades presenciais em unidades escolares da rede pública e privada só podem retornar na faixa verde. Atualmente, o município está na faixa vermelha.

O Executivo reforçou que as aulas nos sistemas híbrido ou presencial só serão retomadas após um amplo diálogo sobre protocolos com todos os setores, com respeito às particularidades de cada rede de ensino e de cada escola.

Ubá

As aulas na rede municipal em Ubá voltam na quarta-feira (3). De acordo com o secretário municipal de Educação, Samuel Gazolla, o ensino será à distância e as aulas serão disponibilizadas através de videoaula em plataforma própria e grupo de WhatsApp para os alunos com acesso à internet.

Para os estudantes que têm alguma dificuldade com o acesso à rede, será disponibilizado material impresso.

Sobre o plano de retorno presencial ou híbrido, a Prefeitura afirmou que vai adotar protocolos específicos para as escolas, mas ainda não há previsão de data para isso ocorrer.

As unidades deverão fazer o controle de temperatura na chegada dos alunos e dos profissionais de educação nas escolas, além do uso obrigatório de máscara e outras medidas como tapete sanitizante, limpeza e desinfecção entre os turnos escolares, dispenser de álcool em gel na entrada e nas salas de aula, práticas educativas de higienização e limpeza das mãos e capacitação dos servidores.

O G1 perguntou também se a Secretaria de Educação estuda a possibilidade de realizar testagem nos professores, funcionários e estudantes. Gazolla informou que, até o momento, não existe esta alternativa.

Muriaé

Os estudantes da rede municipal de Muriaé voltam às aulas no dia 8 de fevereiro, de forma remota, através da nova plataforma de estudo "DigiEscola" e começam com leituras e atividades escolares.

As escolas voltam a funcionar na quinta-feira (4), com serviços internos de diretores, administração, secretárias e professores.

A Prefeitura de Muriaé definiu o calendário escolar e afirmou que todo o processo seguirá as normas do "Minas Consciente". Atualmente, a cidade está na Onda Vermelha.

Dentro do programa, a retomada das aulas presenciais ainda não é permitida. O Governo de Minas criou na última semana um Grupo de Trabalho para debater as possibilidades de retomada, formado por membros da secretarias de Estado de Saúde e de Educação, da Sociedade Mineira de Pediatria e da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e profissionais afins.

A secretária adjunta de Educação, Andréa Medina, explicou que após esse período de aulas pela plataforma haverá um retorno híbrido. Entretanto, o modelo de ensino, rodízio de alunos e o plano de retomada para esse tipo de ensino ainda não foram detalhados.

Sobre uma possível testagem dos estudantes e dos profissionais de educação antes do retorno, a Administração Municipal afirmou que aguarda o Estado liberar o retorno das aulas presenciais para tomar as medidas necessárias.

Leopoldina

A Prefeitura de Leopoldina informou que o início das aulas na rede municipal está previsto para 4 de março e será à distância. O período de matrículas foi aberto nesta terça-feira (2).

Apesar do anúncio das atividades remotas, o plano de ensino não foi detalhado. O G1 entrou em contato com a Administração Municipal para saber mais informações e até a última atualização desta matéria não obteve retorno.

Viçosa

Em outubro de 2020, a Prefeitura de Viçosa implantou o Programa de Atividades Escolares Remotas (PAER) na rede municipal de ensino, que está em processo de finalização das atividades letivas nestes primeiros meses de 2021.

De acordo com o Executivo, no dia 15 de janeiro foi encerrada a programação da educação infantil; as atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terminam no dia 17 de fevereiro e o ano letivo do ensino fundamental se encerra no dia 30 de março.

A educação à distância continua no ano letivo de 2021 e, segundo a Prefeitura, até que as condições sanitárias do município possibilitem o retorno das aulas presenciais ou de forma híbrida.

Dessa forma, no dia 3 de março terão início as atividades da educação infantil, para alunos de 4 e 5 anos, e do 1º ano do ensino fundamental. As atividades da EJA e do ensino fundamental (2º ao 9º ano) estão previstas para começar no dia 6 de abril.

A Prefeitura não informou se já existe um plano para a retomada das atividades presencial e se estuda a possibilidade de testagem em professores e estudantes.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1