Por Unifor


A Universidade de Fortaleza recebeu os alunos com uma série de atividades de acolhimento — Foto: Ares Soares

Como é bom vê-los de volta! Após quase dois anos nos quais as atividades remotas ou híbridas foram predominantes, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, retomou as aulas presenciais nesta quarta-feira (2). Seguindo todos os protocolos de biossegurança, a Universidade recebeu alunos e professores com uma série de atividades de acolhimento.

Durante o intervalo da manhã, a Camerata da Unifor e a Big Band se reuniram em frente ao Centro de Convivência para celebrar o início das aulas com muita música. Já no Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), a acolhida nesta retomada está sendo com a “Semana Modo On”, que vai oferecer diversas atividades aos participantes, como palestras, oficinas, lives, apresentações e mesas redondas com a presença de professores e convidados.

Na manhã desta quarta, os alunos puderam assistir palestras sobre “Empreendedorismo e Responsabilidade Social”, com a designer e criadora da marca Catarina Mina, Celina Hissa; e “Gestão de Tempo”, com o publicitário e professor da Unifor, Chico Neto. As ações seguem até sexta-feira (4), no Teatro Celina Queiroz. O evento tem programação híbrida, com as atividades presenciais e remotas.

Alegria de estar de volta

Para muitos alunos, mesmo não sendo mais ingressante, esta é a primeira vez que tem a oportunidade de assistir aula em uma sala da Unifor e desfrutar do convívio presencial dos colegas de turma. A estudante Isabel Prado ingressou primeiro no curso de Direito da Unifor, já durante a pandemia, e só depois mudou para o Jornalismo, onde cursa o terceiro semestre. Apesar de toda a movimentação, esta é a primeira vez que ela vai poder assistir a todas as aulas no formato presencial.

Isabel Prado é aluna do terceiro semestre de Jornalismo na Unifor — Foto: Ares Soares

“Eu comecei outro curso à distância e foi muito desafiador, mas deu certo. Acho que a Unifor se adaptou muito bem às aulas à distância, mas não tem experiência como o presencial. Estou muito satisfeita, espero que continue assim”, festeja a estudante.

Aluna do 9º semestre de Direito, a estudante Vitória Régia já tinha sentido o gostinho de vivenciar o campus e disse estar feliz de poder retornar com segurança e as três doses de vacina no braço. Para ela, o sistema de aulas remotas foi uma experiência válida, embora a concentração tenha sido a parte mais desafiadora.

Vitória Régia, aluna do 9º semestre de Direito — Foto: Ares Soares

“Foi muito difícil, a gente tenta ter disciplina em casa, manter uma rotina, mas é bem mais complicado porque em casa a gente se dispersa bem mais fácil. Foi uma experiência válida, mas, obviamente, voltar é bem melhor: rever os amigos, ver os professores pessoalmente”, diz Vitória.

Estreia no campus

No primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção, o estudante Manoel Mário começou nesta quarta-feira a jornada na graduação. Ao lado dos amigos do colégio, ele falou dos planos para esta nova fase.

Manoel Mário, aluno do primeiro semestre de Engenharia de Produção — Foto: Ares Soares

“A expectativa é boa. Eu fiquei feliz porque estou começando bem na hora do presencial e não vou ter que fazer a faculdade online, se Deus quiser! Estou feliz e espero conhecer muita gente por aqui”, destacou o Manoel Mário.

Aluno do segundo semestre de Direito, o estudante Bruno Sobral também está estreando nas atividades totalmente presenciais. No semestre passado, ele chegou a vir algumas vezes ao campus para aulas presenciais, mas a sensação agora é de estar começando de fato a vivenciar o clima de uma universidade. Segundo ele, estar no campus faz toda a diferença.

Bruno Sobral, aluno do segundo semestre de Direito — Foto: Ares Soares

“Aprender no presencial é muito melhor, absorve mais o conteúdo, você está ali diretamente com o professor, com a turma. Estou bem feliz”, concluiu Bruno.

Unifor

Mais lidas

Mais do G1
Toda a magia de Peter Pan para animar as férias
Ensinando e Aprendendo

Atual Secretário Municipal da Juventude, Davi Gomes fala sobre a trajetória acadêmica e os desafios no cargo público em que transforma a vida de jovens por meio da cultura

Davi Gomes e as políticas públicas como ferramenta de transformação social
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!