DE BOA NO ENEM 2022

Por Samuel Martins, g1 — Governador Valadares


Estudante Lia Libório mantém a confiança para ir bem no Enem — Foto: Samuel Martins/De Boa no Enem

Para quem está na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o mês de novembro é de grande expectativa. A tensão que antecede a prova, marcada para os dias 21 e 28, exige foco para que o candidato chegue tranquilo no dia da aplicação.

A estudante Lia Libório conta que não está sendo fácil manter o ritmo.

“Não dá para desistir agora. Então, mesmo estando bem cansada, eu estou dando o meu máximo, tentando manter o rendimento na melhor fase e ir para a prova com postura vitoriosa.”

Alice Arantes, professora do Unileste, explica que não há manual para a reta final, mas, sim, um caminho que ao ser seguido pode gerar mais segurança para o candidato.

Se você deixou para estudar tudo na última hora ou está focado na revisão, confira as dicas da professora:

Resolva questões de provas anteriores

É importante resolver questões todos os dias, por meio das provas anteriores. O ideal é fazer um cronograma dividindo as disciplinas e os conteúdos que serão estudados. Uma dica valiosa é dedicar-se às questões mais difíceis, priorizando aqueles assuntos mais cobrados em cada disciplina. Para a realização de simulados e/ou questões avulsas, é importante marcar o tempo de prova.

Além disso, tire um tempo para acompanhar as notícias pelo g1. Vale lembrar que cada pessoa tem uma estratégia e plano de estudos que funciona para si. Nos dias que antecedem a prova, o ritmo de estudos pode ser reduzido, priorizando momentos de descanso, relaxamento e diversão, afinal, foi um ano de muita dedicação e estudos!

Foco nas revisões

Fazer revisões na reta final é sempre uma boa estratégia. Conteúdos novos nesse momento podem atrapalhar, então uma sugestão é focar no que já sabe e treinar bastante. Além disso, é importante que o aluno mantenha o ritmo de estudos de costume.

Defina as prioridades de estudo

Uma boa estratégia para definir prioridades é verificar a lista dos conteúdos recorrentes no Enem e fazer uma revisão! E a melhor forma de revisar conteúdos, nesta reta final, é por meio de exercícios, da prática. Dedique-se a eles!

Assista a videoaulas

As videoaulas auxiliam na fixação de conteúdos importantes das áreas de conhecimento que caem no Exame, mas é preciso focar nos exercícios. Além disso, uma boa revisão é sempre uma boa estratégia na reta final de exames. Evite conteúdos novos.

VEJA TAMBÉM:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!