Por Educa Mais

Agora que faltam cerca de dois meses para o Enem, é hora de se preparar para as últimas semanas de estudo intenso. Se você passou o ano inteiro enrolando e acha que não tem mais salvação, calma! A esta altura, o melhor a fazer é focar em uma estratégia que o ajude a recuperar o tempo perdido. Vale também para quem quer dar um gás nessa reta final. Confira nossas dicas:

Refaça questões de provas anteriores

A dois meses do exame, você não conseguirá revisar todo o conteúdo de cada matéria em detalhes. Por isso, concentre-se naqueles assuntos que são de praxe nas provas e costumam ser cobrados todos os anos. Refazendo as provas de edições anteriores, você conseguirá identificar os temas que se repetem.

Essa tática também é útil para verificar sua habilidade e rapidez em solucionar as questões. Peça para um amigo ou colega cronometrar o tempo que você leva resolvendo cada uma delas e, depois, compare com o tempo que você teria durante o exame.

Monte grupos de estudos

Nessa época, é natural que os professores estejam sobrecarregados com aulas e cursinhos. Por isso, uma boa saída para tirar as dúvidas é montar um grupo de estudos com os colegas. Além disso, o espírito de equipe pode dar mais motivação para essa etapa final!

Mantenha-se informado

Informações sobre acontecimentos recentes são cobradas em questões do Enem com frequência. Por isso, mantenha em dia a leitura de jornais, revistas e sites de notícias. Ler editoriais dos jornais também ajuda a formar opinião sobre alguns assuntos, o que pode ser útil na hora da redação.

Estabeleça prioridades

Na hora da revisão, foque nos pontos em que você realmente tem dificuldade. Não vale a pena tentar repassar todo o conteúdo, porque o tempo já está escasso. Estabeleça suas prioridades. O que você ainda precisa treinar? O que já sabe na ponta da língua? Eleja alguns tópicos e concentre-se neles.

Vale a pena também preparar um cronograma de atividades para estas últimas semanas, incluindo todas as tarefas que você fará em cada dia, os momentos de descanso e de lazer. Isso evita que você perca o controle sobre seus horários ou que fique muito tempo dedicando-se a uma mesma matéria, por exemplo.

Escape das festas (pelo menos por enquanto)

Seu corpo e sua mente precisam de descanso para assimilar os conteúdos. Exagerar em uma festa ou permanecer acordado a noite inteira deixará você cansado, o que prejudica as horas de estudo do dia seguinte. Pelo menos por enquanto, evite os programas agitados.

Isso não significa abrir mão de todos os momentos de lazer. Assista a um filme, escute música, leia livros por distração. Lembre-se também de manter uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos. Relaxar a mente é a melhor maneira de estar descansado para o exame.

Gostou das nossas dicas? Agora é só aguentar firme, focar nos estudos e mandar bem na prova!

E se eu não for bem no Enem, conseguirei ingressar em uma faculdade?

Claro que sim. O Enem é apenas uma das alternativas de ingresso no Ensino Superior. Você pode também optar por um financiamento em uma instituição privada ou por bolsas de estudo, como as disponibilizadas pelo Educa Mais Brasil.

O programa concede bolsas de até 70% para estudantes da Educação Infantil à Pós-Graduação, além de cursos técnicos, de idiomas, profissionalizantes e modalidade EAD. São mais de 18 mil instituições de ensino parceiras. No site www.educamaisbrasil.com.br você encontra todas as bolsas disponíveis.

Educa Mais
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1