Por G1


Inscrições para as vagas remanescentes do Fies já podem ser feitas — Foto: Reprodução

Os resultados do P-Fies foram divulgados nesta segunda-feira (26), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O P-Fies é a nova modalidade criada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Nesta versão do Fies, o agente financeiro do empréstimo será um banco privado.

Os selecionados para fechar um das 75 mil contratos de empréstimo oferecidos nesta edição podem conferir os resultados no site do Fies (http://fiesselecao.mec.gov.br/).

A previsão inicial era de que o resultado saísse na sexta (16) e, depois, a data foi mudada para a sexta-feira (23). Segundo o MEC, os adiamentos ocorreram "porque as instituições financeiras pediram mais tempo para realizar a análise cadastral dos candidatos ao novo financiamento."

Os selecionados serão os primeiros a participar do P-Fies, já que a modalidade não existia antes da gestão do ministro Mendonça Filho.

A classificação dos selecionados para pegar os empréstimos é feita de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e só será efetivada se houver a pré-aprovação do financiamento por pelo menos um agente financeiro operador de crédito. Caso o candidato não consiga essa confirmação do banco, perderá a vaga no P-Fies.

Neste processo de financiamento, o Ministério da Educação (MEC) não interfere - a responsabilidade é dos operadores de crédito que tenham relação com as instituições de ensino participantes. Por isso não foi divulgado qual o percentual de juros que será cobrado nesta modalidade de financiamento.

Reclamação de candidatos

No Twitter e em outras redes sociais, os candidatos reclamaram dos atrasos sucessivos que podem levar ao comprometimento do semestre por causa de faltas e também criticaram o fato de muitos não terem os pedidos de financiamento aprovados pelos bancos privados.

Lista de espera

Na modalidade P-Fies, não existe lista de espera. Também não é necessário cumprir a etapa de complementação de informações pessoais no site do programa.

O que fazer se for aprovado?

Caso o candidato seja aprovado no P-Fies, deve seguir os seguintes passos:

  • Em até 5 dias úteis após o resultado, comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que tem como função validar as informações prestadas no ato da inscrição. Cada instituição de ensino tem a sua comissão.
  • Se a comissão aprovar os documentos, o estudante deve procurar um agente financeiro a partir do 3º dia útil. Ele tem até 10 dias para realizar essa etapa.
  • Ao agente financeiro, o candidato deve apresentar toda a documentação exigida e, caso as condições do contrato sejam aprovadas, formalizará o financiamento.

Condições para participar

Vale lembrar que o selecionado precisa se enquadrar em uma faixa de rendimentos. A renda familiar bruta mensal, per capita, não deve ser inferior a um salário mínimo ou maior que cinco salários mínimos por pessoa do grupo familiar. Essa regra vale tanto para o Fies quanto para o P-Fies.

O MEC também esclarece que os bolsistas parciais do Prouni poderão participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1