Por G1


Caderno de provas entregue aos inscritos do Enem 2017 — Foto: Reprodução

Os candidatos que fizeram a edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) vão poder ver suas notas na manhã desta quinta-feira (18). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado será divulgado a partir das 11h desta quinta, depois da entrevista coletiva da presidente do Inep, Maria Inês Fini, e do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Ainda segundo o Inep, devem ser divulgadas também as notas máximas e mínimas em cada prova objetiva, e detalhes sobre as notas da prova de redação.

A vista do espelho da redação, usado para fins pedagógico, não será divulgada nesta quinta.

Consulta individual pela internet

A nota do Enem 2017 só pode ser consultada individualmente. Para isso, os candidatos que fizeram o exame devem acessar a Página do Participante e incluir seu CPF e a senha cadastrada.

Entre os dias 1º e 15 de janeiro, 300 mil candidatos do Enem trocaram sua senha no sistema, segundo informou ao G1 Camilo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep.

Sisu

Com a nota do Enem 2017, os candidatos podem fazer a inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. O prazo começa no dia 29 de janeiro e vai até as 23h59 do dia 1º de fevereiro. Elas serão feitas no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

Por meio do sistema, os candidatos usam a nota do Enem 2017 para pleitear uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sisu. Serão 130 instituições no Brasil - 30 estaduais e 100 federais -, que ofertarão 239.601 vagas na graduação.

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa - ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Mesmo que o candidato faça sua inscrição no dia 29 de janeiro, ele poderá alterar suas opções até as 23h59 do dia 1º de fevereiro. O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.

Resultados e matrícula

Os resultados serão publicados no dia seguinte ao término das inscrições, 2 de fevereiro. Os aprovados deverão efetuar a matrícula nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2018.

Só será possível confirmar a vaga caso o estudante apresente seus documentos corretamente na instituição de ensino na qual foi aprovado.

Lista de espera

Do dia 2 de fevereiro até as 23h59 de 16 de fevereiro, os candidatos poderão manifestar interesse em alguma vaga para a qual não foram aprovados na primeira chamada. Só será permitido marcar o curso colocado como 1ª opção na inscrição.

As convocações serão feitas pelas universidades, em calendário definido por elas. Cabe ao candidato acompanhar os prazos.

Calendário do Sisu 2018

  • Inscrições: de 29 de janeiro até as 23h59 de 1º de fevereiro de 2018
  • 1ª chamada: 2 de fevereiro de 2018
  • Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: 5, 6 e 7 de fevereiro de 2018
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 2 de fevereiro até as 23h59 de 16 de fevereiro
  • Convocações nas demais chamadas: datas definidas por cada universidade

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1