Por G1 AL


MEC divulga o resultado do Encceja 2017 no dia 5 de fevereiro — Foto: Seduc/Divulgação

O resultado do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que permite aos candidatos a certificação de conclusão dos ensinos médio e fundamental, será divulgado no dia 5 de fevereiro.

Segundo a informação divulgada nesta sexta-feira (26) pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 20.780 pessoas fizeram o Encceja em Alagoas no ano passado. As provas foram aplicadas em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

A Seduc informa ainda que as notas estarão disponíveis a partir das 17h (horário local), no site do Encceja. Para consultar, os candidatos devem ter em mãos o número do CPF e a senha que foi gerada no ato da inscrição. No site também há a opção de recuperação de senha para aqueles que a esquecerem.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai tornar pública no dia 5 a lista de aprovados que fizeram as provas para conseguir a certificação do ensino médio.

“Já para os candidatos que fizeram as provas para o ensino fundamental, os candidatos privados de liberdade e residentes no exterior, a previsão do Inep é de divulgação no mês de março”, explica Mônia Sarmento, supervisora de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, e uma das coordenadoras do Encceja no estado.

Somente os candidatos que atingirem no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento serão aprovados e poderão solicitar a emissão do certificado.

Quem não conseguir a nota mínima, poderá receber um certificado parcial de proficiência. Depois, é só se inscrever novamente no próximo Encceja, nas áreas em que obteve notas baixas.

A Seduc é a única órgão que poderá realizar a certificação tanto do ensino médio quanto do fundamental. Os Institutos Federais podem somente emitir certificação para o ensino médio.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você