Por G1


Encceja oferece certificação do ensino fundamental e médio. — Foto: Reprodução

O estudante inscrito no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 para o ensino médio já pode acessar os resultados individuais para conferir como foi o desempenho.

As notas estão na Página do Participante, e podem ser acessadas com o número do CPF do estudante e a senha individual. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), quem obteve a nota mínima deve procurar as secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais que escolheram durante a inscrição, para solicitar a certificação do ensino médio.

A prova do Encceja foi aplicada em 5 de agosto para 1,6 milhão de pessoas. Dos inscritos para o ensino médio, 578.865 fizeram as provas e 36% conseguiram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento.

Segundo o instituto, 91% dos inscritos para o ensino médio tiveram nota mínima em ciências da natureza; 81,1 % em ciências humanas; 67,3% em linguagens e redação; e 59,6 % em matemática.

O Inep diz que, no entanto, o número de certificados poderá ser maior porque o Encceja permite que o estudante solicite a certificação se ele obtiver desempenho mínimo de algumas áreas em anos anteriores, e outras áreas neste ano.

Os resultados do ensino fundamental serão liberados a partir de 10 de dezembro.

Perguntas e respostas

Segundo o Google Trends, as buscas de internautas brasileiros sobre o Encceja cresceram 2650% entre essa segunda-feira (12) e terça (13).

Veja abaixo as respostas para as principais perguntas sobre o exame:

O que é o Encceja?

O Encceja é o exame nacional aplicado anualmente pelo Inep para as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada.

Ele existe em duas versões:

  • Encceja do ensino médio: destinado aos adultos a partir de 18 anos que, por algum motivo, não terminaram o ensino médio na idade esperada
  • Encceja do ensino fundamental: destinado aos adolescentes e adultos a partir de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental na idade esperada

Assim como o Enem, o Encceja é aplicado em diversas provas, divididas por áreas do conhecimento. Caso os candidatos consigam as notas mínimas nas provas, eles poderão conseguir o certificado de conclusão do ensino médio ou do ensino fundamental, ou seja, o diploma.

Como pegar o certificado do Encceja?

Há dois tipos de certificado disponíveis pelo Encceja: o certificado de conclusão e a declaração parcial de proficiência. Entenda:

  • Certificado de conclusão: Esse certificado equivale ao mesmo diploma dos estudantes que fizeram e foram aprovados em todos os anos do ensino fundamental ou do ensino médio. Ele é entregue apenas aos candidatos que conseguiram a nota mínima em todas as provas do Encceja.
  • Declaração parcial de proficiência: A declaração parcial é entregue aos estudantes que só conseguiram a nota mínima em algumas das provas do Encceja. Esses candidatos podem refazer o Encceja no ano seguinte, com a obrigação de conseguir a nota mínima apenas nas provas onde eles ainda não têm a declaração de proficiência.

Nos dois casos, não é o Inep que emite o documento, são as secretarias estaduais de Educação e os institutos federais pelo Brasil. Cada candidato deve entrar em contato com a secretaria ou instituto que selecionou quando fez a inscrição no Encceja, para solicitar a emissão do certificado ou da declaração parcial.

Como ver o resultado do Encceja 2018?

O resultado do Encceja 2018 pode ser visto pela internet. Para isso, os candidatos precisam acesar a Página do Participante e inserir o número do CPF do estudante e a senha individual.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1