Educação

Por G1 PE


Respeito à estética do texto é importante na hora de escrever a redação do Enem

Respeito à estética do texto é importante na hora de escrever a redação do Enem

Além de apresentar um bom conteúdo, que siga a proposta da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o candidato também precisa estar atento aos princípios de estética do texto, como explica a professora Fernanda Bérgamo, na aula do Projeto Educação desta quarta-feira (11). Letra legível e respeito às margens são alguns dos pontos que necessitam atenção especial de quem vai escrever a redação. (Veja vídeo acima)

“Tanto faz ser letra cursiva ou de forma, mas é preciso destacar as maiúsculas. Também é preciso ter atenção com o ponto do i, o ponto final, o posicionamento da acentuação e do cedilha, porque às vezes, ele pode se confundir com um acento na outra linha”, orienta a docente.

As margens também precisam ser respeitadas. Em caso de necessidade de dividir as sílabas, é preciso sinalizar com o traço de translineação. “Ele pode vir ao lado ou embaixo da palavra”, afirma a professora.

Segundo Fernanda Bérgamo, é importante respeitar a norma culta na redação do Enem — Foto: Reprodução/TV Globo

Também é preciso respeitar as regras da norma culta para obter um bom resultado, segundo Fernanda Bérgamo. “Não são permitidos regionalismos, gírias e abreviações, mas isso não significa dizer que o texto deve ser rebuscado. O candidato pode usar palavras simples, precisas e exatas”, esclarece.

No caso de rasuras, é possível passar um traço simples na palavra errada e seguir adiante. Caso o candidato esqueça algum termo, é possível acrescentá-lo usando a opção da “gaivota” no local em que deseja fazer a inserção.

Realizado em parceria entre o G1 e a TV Globo, o Projeto Educação chega, este ano, à 13ª edição. De segunda a sexta, um novo conteúdo especial por dia estará disponível no portal por meio de reportagens com temas que podem ser abordados no Enem.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1