Mandando bem no ENEM — Foto: Divulgação Colégio Equipe
Ao longo da nossa vida e trajetória escolar, vamos adquirindo conhecimento, informações, referências culturais e saberes da sociedade. A cada nova informação, vamos estabelecendo uma rede de conexão entre as ideias, agrupando as que são semelhantes, analisando as que contrastam e, assim, tornamo-nos mais capazes de ler o mundo em que vivemos. Tudo isso se chama repertório sociocultural.
O repertório é adquirido ao longo de toda a vida, coletando as referências que adquirimos através do ensino e de livros, filmes, séries, exposições, jornais e muito mais.
Devido à sua importância, o repertório sociocultural é um dos aspectos avaliados na redação do ENEM, e é importante saber usá-lo corretamente para auxiliar na sua nota!
A Competência 2 avalia se o estudante entende a proposta de redação e se ele aplica os saberes de diversas áreas do conhecimento para escrever seu texto dissertativo-argumentativo, ou seja, se faz uso de seu repertório.
Mas não basta apenas inserir informações de diversas áreas do conhecimento! O repertório diz respeito exatamente à capacidade de formar relações a partir de uma informação dada. Assim, deve-se fazer uso de informações bem selecionadas que sirvam para enriquecer o texto e fortalecer seus argumentos de maneira que faça sentido.
Como usar o repertório sociocultural?
Na redação, podemos usar diversas referências, sejam elas dados históricos, pensamentos de filósofos, literatura, música, geografia, cultura, cinema, entre outras. Entretanto, é importante que um repertório, para ser utilizado, apresente três características centrais:
- Ser legitimado: significa que ele deve ser aceito, na sociedade, como uma referência, como uma voz de autoridade sobre determinado assunto.
- Ser pertinente: utilizar um repertório que se relaciona diretamente com o tema abordado. Por exemplo, utilizar ideias de Paulo Freire em um texto sobre educação.
- Ser produtivo: ser capaz de relacionar o repertório às ideias do texto, provocando sua reflexão. Não basta decorar frases soltas de pensadores e inseri-las.
Na introdução, o repertório é uma boa opção para apresentar o tema do texto servindo para contextualizá-lo. Já no desenvolvimento, seu uso auxilia a sustentar e embasar sua argumentação justificando a defesa do seu ponto de vista.
Após a proposta de intervenção, pode-se utilizar o repertório na conclusão, para fechar o texto retomando as ideias já trabalhadas nos parágrafos anteriores. No entanto, deve-se ficar atento para não apresentar informações que não possam ser aprofundadas.
Como ampliar meu repertório no dia a dia?
É possível aprender inclusive relaxando! O repertório se constrói em momentos de estudo e também de descontração, já que o enriquecemos em diversos momentos de nossas vidas.
É uma boa pedida, por exemplo, aproveitar os momentos de descanso para ler, ouvir podcasts, assistir a filmes, documentários e séries.
Consumir conteúdo jornalístico, como notícias, reportagens e entrevistas é muito importante para se manter por dentro das atualidades e das discussões contemporâneas.
É primordial ser curioso e analisar o mundo de maneira crítica, refletindo sobre o que está sendo dito em um post em redes sociais até uma reportagem na TV.
Perceber os argumentos utilizados e as conexões estabelecidas permite não somente tirar uma boa nota na redação, mas também nos tornar cidadãos mais críticos e conscientes em nossa vida em sociedade.
Faça uso de seu repertório sociocultural e arrase na redação! Confira mais dicas para Mandar Bem no ENEM