Por Bárbara Hammes, g1 PR


Renato Feder, atual secretário de educação do Paraná, aceita convite de Tarcísio Freitas para assumir pasta em São Paulo — Foto: Divulgação/Governo do Paraná/YouTube

Renato Feder, atual secretário de educação do Paraná, aceitou o convite do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) para assumir a pasta no governo de São Paulo a partir de 2023. O g1 PR apurou que o gestor deve permanecer à frente da Secretaria de Educação e Esporte do Paraná (Seed) até o fim deste ano.

O comunicado foi feito ao governador Ratinho Junior, conforme apuração, em uma reunião na quinta-feira (17).

Ainda de acordo com a apuração do g1 PR, Roni Miranda é o nome mais cotado para assumir a vaga de Feder para o próximo governo de Ratinho Junior. Atualmente, ele é diretor de educação da Seed.

Roni tem apoio de aliados do governador e também da base do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), além de ser considerado um nome técnico.

Conforme apurado, a ideia de Ratinho Junior é dar sequência ao projeto de Feder.

Outro nome apurado foi o de Luizão Goulart, atual deputado federal do estado e ex-prefeito de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Hoje no Solidariedade, o parlamentar sofre resistência pelo fato de ter sido filiado e prefeito pelo PT.

Perfil de Feder

Natural de São Paulo (SP), Feder é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele foi professor, gestor e diretor de escolas.

Feder também atuou como assessor voluntário por oito meses na Secretaria de Educação de São Paulo.

O paulista defende um projeto de parcerias com empresas privadas para a gestão de escolas da rede pública de ensino. Para 2023, o Governo do Paraná abriu em edital para selecionar empresas para auxiliarem na gestão educacional de 27 escolas estaduais.

Foi também na gestão de Feder que ocorreu a implantação de escolas cívico-militares no Paraná.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!