Lá Vem o Enem 2022

Por Erickson Nogueira*, g1 PB


Redes Sociais - amigas do estudos? — Foto: Pexels

Com a proximidade da data de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, com o primeiro dia de provas marcado para o domingo (13), os candidatos buscam se preparar ao máximo com o pouco tempo que resta, tentam amenizar os efeitos causados pela ansiedade e tensão do pré-prova, e buscar um meio que auxilie a manter o equilíbrio é o que a maioria busca. E o refúgio mais fácil de ser procurado é o das redes sociais.

As redes sociais, para o candidato que está se preparando para o Enem, podem ser uma balança em que o equilíbrio deve ser mantido, tanto para servir como um meio de estudo como também, uma ferramenta de distração.

A um diaa da aplicação do primeiro dia de provas, as redes sociais podem servir como um meio de busca de informações que ainda precisam ser fixadas, mas que sejam buscadas de forma coesa e filtrada. A professora de língua portuguesa Katilini Oliveira explica que buscar informações em fontes confiáveis e portais seguros é um meio de garantir a confiabilidade do conteúdo que está sendo consumido.

“Com a finalidade de fixar os objetos de conhecimento para essa reta final de preparação para o Enem, o candidato deve tomar cuidado e sempre ir em busca dos portais oficiais porque, infelizmente, existe muita propagação de fake news”, explica Katilini.

Sala de Aula de preparatório para o Enem. — Foto: Lucas Marreiros/G1 PI

Estando nas redes sociais, os candidatos têm múltiplas opções de recortes de pesquisa para auxiliar nos estudos. Fazer com que o algoritmo daquela rede social entenda o tipo de conteúdo que o candidato busca é uma ação válida, então o estudante deve curtir fotos, postagens, seguir perfis, interagir com o público daquele meio relacionado ao assunto buscado. Isso vai aumentar o direcionamento tanto do algoritmo, que vai passar a recomendar cada vez mais temáticas relacionadas ao assunto, quanto do cognitivo do próprio candidato que irá se interessar pelo buscar daquela temática.

Do mesmo modo em que as redes sociais podem servir como um meio para buscar informações sobre determinado assunto e auxiliar na busca pela fixação de conteúdo, transferir boa parte de tempo para estar consumindo as redes sociais pode ser um problema. Isso porque pode haver distrações naturais pela exposição à tela, o que pode não ser benéfico para a concentração e objetivos do candidato, é o que alerta a professora Fernanda Nascimento.

“Quando acessamos as redes, é comum perdermos o foco por causa das diversas informações que surgem na tela. A fim de evitar a perda do foco, monitorar o tempo de exposição e elencar objetivos é importante. Antes de utilizar as redes, o aluno precisa identificar os objetivos que quer alcançar com o acesso e verificar se eles estão sendo atingidos. Nesse caso, listar metas é um modo de se comprometer com o objetivo a ser alcançado”, orientou a professora.

“As redes podem ser usadas de modo produtivo, desde que os alunos saibam estabelecer limites para seu uso”, orienta Fernanda.

Faltando pouco tempo para a prova, as professoras Fernanda Nascimento e Katiline Oliveira recomendam que as redes sociais devem servir como um meio de entretenimento para os candidatos, haja visto que o período de estudos foi demasiado longo e que em poucos dias da aplicação do exame não há tempo hábil para estudar um assunto novo, apenas revisar os já estudados ou aqueles em que há dificuldade.

“Nessa reta final do Enem, a principal dica é o equilíbrio, bom senso. Algumas pessoas podem radicalizar, não querer ficar na rede social essa semana porque quer focar mais nessa revisão final, outras pessoas não querem [utilizar as redes sociais] porque ficam bastante ansiosas. O conselho é ter bom senso, é ter equilíbrio, nada que fuja demais da rotina ao que o candidato estava acostumado. Se a pessoa também não quiser estar em rede social, pode focar em outro tipo de lazer, como, por exemplo, uma caminhada ao ar livre, uma praia, se puder ir no campo ou assistir um filme, ou até mesmo simplesmente descansar”, aconselhou Katilini.

Aluna de escola pública usa o celular para realizar pesquisa e complementar estudos — Foto: Reprodução/TV Globo

E não é só os candidatos que podem usar esse tempo antes da prova para fazer das redes sociais um meio produtivo. Os professores também podem utilizar as plataformas para auxiliar esses estudantes, seja na descontração, ou mesmo no repasse de conhecimento.

“O professor pode usar as redes sociais para tornar o conteúdo mais atrativo e dinâmico para o aluno, mas isso não substitui a aula tradicional e a realização de atividades. Estimular os alunos a responder perguntas e interagir nas redes pode ser um método interessante para criar conexões com os docentes e estabelecer vínculos que ajudarão a fortalecer o processo de ensino/aprendizagem”, comenta Fernanda.

Enem 2022

No primeiro dia de aplicação das provas do Exame, além da redação, os candidatos respondem a 45 questões de múltipla escolha de linguagens e outras 45 de ciências humanas. No segundo dia, os candidatos respondem a 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza.

Cronograma do Enem 2022

Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias:

13 de novembro (domingo)

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas; e
  • redação.

20 de novembro (domingo)

  • 45 questões de matemática; e
  • 45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

*Sob supervisão de Krys Carneiro

VÍDEOS: Lá Vem o Enem 2022

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!