Brasil

Redes estaduais criam simulados e até programas de TV para a preparação para o Enem

Maranhão abre pré-vestibular pela internet no qual qualquer estudante do país pode participar; Rio volta às salas, e SP tem app
Redes estaduais investem em ensino on-line para a preparação dos estudantes para o Enem Foto: Cadu Rolim / Agência O Globo
Redes estaduais investem em ensino on-line para a preparação dos estudantes para o Enem Foto: Cadu Rolim / Agência O Globo

RIO — As redes estaduais, responsáveis pelo ensino médio na educação pública, também tiveram que se adaptar para ajudar seus estudantes a encarar o Enem em um ano totalmente atípico.

O governo do Maranhão, por exemplo, criou no último dia 10 de agosto o pré-vestibular Gonçalves Dias – Aprova Brasil, aberto a qualquer estudante brasileiro no site ma.gov.br/goncalvesdias e no canal de Youtube Seduc Maranhão.

Totalmente on-line e gratuito, o intensivo terá 14 semanas de estudo, mais de 3.500 questões comentadas, conteúdos selecionados, mais de 40 vídeos por semana, professores de renome nacional, aulas de todos os componentes do ENEM e roteiros de estudos para download.

Rotina de provas

No Piauí, há uma equipe de 37 professores para formular estratégias de preparação para o exame. Por conta da pandemia, os conteúdos estão sendo distribuídos exclusivamente de forma on-line, pelos sites da Seduc e do Pré-Enem, além de envios por Whatsapp.

Além disso, todos os sábados, a partir das 13 horas, há uma atividade chamada Sala de Aula On-line Pré-Enem Seduc na qual os alunos realizam simulados e trocam experiências. A ideia, diz coordenadora do programa Pré-Enem Seduc, Hildalene Pinheiro, é simular o exame de forma precisa. Até na garrafa d’água:

— Obedecemos a alternância dos dias de prova e orientamos nossos alunos a seguirem à risca as instruções do Enem real — explica a educadora. — O ideal é iniciar às 13h30, concluir após cinco horas de prova no primeiro dia e cinco e meia no segundo, usar caneta preta, inclusive estar com uma garrafa de água transparente e um lanche.

No Rio de Janeiro, a estratégia para o Enem é a volta das aulas presenciais. Por isso priorizou-se, a partir de amanhã, em 18 municípios (incluindo a capital, Niterói e Duque de Caxias), o retorno dos alunos do 3º ano do ensino médio e os concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São, ao todo, 63 mil alunos — que, se preferirem, poderão continuar estudando à distância.

Já em São Paulo, o Centro de Mídias SP (CMSP) vem transmitindo aulas ao vivo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio às terças-feiras. O conteúdo inédito vai ao ar das 14h às 17h e pode ser acompanhado por meio do aplicativo CMSP, nos canais das 2ª e 3ª séries e da EJA. Os alunos têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir pelo chat do app.

A rede estadual da Paraíba oferece o curso virtual “Se liga no Enem PB Revisão Online”, com revisão dos conteúdos, habilidades e competências. Além disso, também são oferecidas aulas em podcasts, de terça a sexta, das 18h às 19h, e sábado à tarde e domingo o dia todo pela TV.