Rede pública de ensino do RJ tenta reverter evasão escolar

Publicado em 19/10/2021 - 15:26 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A pandemia de covid agravou um problema antigo no Rio de Janeiro: a evasão de alunos das redes estadual e do município do Rio. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, o Censo Escolar de 2020 mostrou uma taxa de evasão de 0,2%  para alunos nos anos finais do ensino fundamental e 0,4% no ensino médio.

Na rede municipal, os dados do último bimestre apontam que cerca de 25 mil alunos não compareceram de forma presencial nas escolas, nem entregaram uma atividade de forma remota.

Na capital fluminense, começam a retornar as aulas em sala nas unidades municipais, sem necessidade de rodízio nem distanciamento mínimo entre as carteiras.

O retorno acontece de forma gradual, em duas etapas. Os grupos se alternavam a cada semana de forma presencial e remota. Esta semana, estão de volta turmas da pré-escola, do primeiro, segundo, quinto e nono anos do ensino fundamental, e do Programa Carioca Dois, de aceleração de ensino. Alunos das outras séries devem voltar na próxima semana.

Mas esse retorno tem causado preocupação em parte da comunidade escolar. Muitos alunos relatam, em grupos de redes sociais, que não se sentem seguros, em razão da pandemia; o que pode aumentar, ainda mais, o percentual de evasão.

Esse desafio se soma à batalha para superar os prejuízos causados na aprendizagem durante o período de distanciamento social, e realizar busca ativa dos alunos.

Questionada sobre o quadro de evasão escolar, a Secretaria de Estado de Educação informou que não poderia atender à demanda porque o "secretário está em uma agenda externa". Já a secretaria municipal não retornou nosso contato.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo