Por G1 PA — Belém


Rede pública de ensino é suspensa no Pará, devido ao novo coronavírus — Foto: Igor Mota/Amazônia Hoje

Devido aos alertas do novo coronavírus, a rede pública de ensino do Pará deve suspender as aulas até o dia 31 de março. A informação foi divulgada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, em uma rede social.

Prefeituras de Belém, Ananindeua e Marituba também confirmaram suspensão nas respectivas redes municipais. Marituba ainda define se haverá suspensão de aulas.

Em vídeo, Barbalho informou que toda a rede estadual, incluindo escolas de ensino fundamental, ensino médio, técnicas e a Universidade do Estado do Pará (UEPA) devem permanecer sem aulas. A merenda escolar deve continuar nesses locais, segundo o governador.

Barbalho reforçou, ainda, que os órgãos estaduais estão preparados e prevenidos para os procedimentos relacionados ao Covid-19. Até às 18h ainda não havia caso confirmado no estado. O governador pede, ainda, que no período de suspensão, servidores, alunos e familiares permaneçam em casa, para evitar a circulação do vírus.

Governador do Pará anuncia suspensão das aulas na rede estadual de ensino

Governador do Pará anuncia suspensão das aulas na rede estadual de ensino

Belém

A Prefeitura de Belém informou, durante coletiva nesta terça (17), que deve decretar a suspensão por 15 dias das aulas na rede municipal. A medida, segundo a prefeitura, visa prevenir estudantes do novo coronavírus.

"Nós estamos decretando uma situação de emergência preventiva considerando que nós temos casos instalados em grande parte do mundo. Hoje, no Brasil, temos transmissão comunitária no Rio de Janeiro e São Paulo, e a tendência é que se multiplique rapidamente pelo Brasil", afirmou Zenaldo Coutinho, prefeito.

A prefeitura anunciou, ainda, que a Secretaria Municipal de Educação vai preparar kits da merenda escolas dos 15 dias, com arroz, feijão, para entregar às famílias levarem para casa, para que não haja desperdício de alimentos nesses dias.

Prefeito de Belém deve assinar decreto com medidas emergenciais de proteção ao coronavírus

Prefeito de Belém deve assinar decreto com medidas emergenciais de proteção ao coronavírus

Outros municípios da região metropolitana

Em nota, a prefeitura de Ananindeua informou que a suspensão inicia na quarta (18), até 2 de abril, em todas as 83 unidades . "A secretaria solicita que a comunidade escolar se recolha nas suas residências, evitando lugares públicos", informou.

Em Marituba, a prefeitura informou que as aulas estão suspensas por 15 dias nas escolas da rede pública municipal de Marituba. Também foram suspensas as atividades do Projeto Bem Viver, os eventos em logradouros públicos, o atendimento a idosos nos Centros de Referência de Assistência Social e os eventos da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. As aulas serão retomadas na quarta-feira, 1º de abril.

Como muitas crianças têm na merenda escolar a única refeição do dia, o prefeito Mário Filho determinou que esse alimento permaneça disponível nas escolas. Os pais dos alunos que sentirem necessidade poderão ir até os colégios para buscar a merenda, devidamente identificados.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!