Por TV Anhanguera e g1 Tocantins


Mais de 148 mil estudantes devem voltar às aulas no Tocantins nesta segunda-feira (1°)

Mais de 148 mil estudantes devem voltar às aulas no Tocantins nesta segunda-feira (1°)

As aulas na rede estadual foram retomadas nesta segunda-feira (1º) para cerca de 150 mil estudantes em todo estado. Assim como no primeiro semestre do ano, as atividades serão 100% presenciais. O secretário da Educação, Fábio Vaz, afirmou que a secretaria vai ampliar o projeto TO no Enem para auxiliar os estudantes com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

As aulas totalmente presenciais foram retomadas na rede estadual no início de 2022. Durante o primeiro semestre, pelo menos quatro unidades chegaram a ter as atividades suspensas após apresentarem surtos de Covid-19.

“Nós enfrentamos dois anos de pandemia e agora a gente volta para o segundo semestre com experiências de tudo que vivemos no primeiro semestre. Foram animadoras, tendo em vista que enfrentamos a desconfiança e preocupação da família, do ambiente escolar, mas tivemos êxito tendo em vista que foram poucas unidades que tiveram uma suspensão de atividades no primeiro semestre”, comentou o secretário.

Em todo o estado são 499 escolas na rede estadual de educação, nos 139 municípios. Para o secretário, o ambiente escolar é seguro.

"Temos as comissões de saúde na escola, todas as escolas são independentes na questão saúde. Isso faz com que a unidade tenha autonomia, que ela possa apresentar respostas rápidas".

Os protocolos de segurança continuam os mesmos, tanto para a Covid-19 como para a varíola dos macacos, que tem um caso confirmado no Tocantins.

Escola da rede estadual em Palmas — Foto: Reprodução

"Quanto a varíola dos macacos a orientação segue a mesma da Covid, tendo em vista que a gente já tem os protocolos de segurança. É a higienização, facultado o uso da máscara, mas se a escola achar que seja importante pode utilizar a máscara. O álcool em gel e principalmente estamos atentos à questão do contato".

Ampliação do Tô no Enem

Neste segundo semestre o secretário informou que vai ampliar o alcance do projeto TO no Enem para todas as cidades do Tocantins. O objetivo é ajudar na preparação dos estudantes que foram prejudicados durante o período de aulas virtuais ou hibridas e estão nos anos finais do ensino médio, na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

LEIA TAMBÉM

"Nós sabemos que estes alunos têm uma dificuldade muito grande tendo em vista essa paralisação prolongada. O TO no Enem que é o nosso grande programa voltado para o Enem terá incrementos neste ano. Além das 13 cidades que tem as sedes das regionais, vamos estender a todas as unidades que queiram participar."

O projeto vai realizar aulões presenciais aos sábados e distribuir cadernos com conteúdo e questões para as matérias cobradas no Enem e para redação.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!