Por Carolina Cruz, G1 DF


Exame Nacional do Ensino Médio recebeu 3,1 milhões de inscrições em 2021; imagem de arquivo — Foto: Reprodução/Freepik

Um professor de curso preparatório para vestibulares do Distrito Federal, criou uma plataforma para a correção gratuita de redações. O serviço é voltado para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que não têm condições de fazer um curso pago de aperfeiçoamento.

O projeto Redação Solidária funciona totalmente online. A ideia do professor Rafael Riemma surgiu durante a pandemia da Covid-19, segundo ele, para atender alunos que não teriam condições "de uma correção de qualidade", que ajudasse a melhorar os textos.

LEIA TAMBÉM:

As provas do Enem 2021 estão previstas para 21 e 28 de novembro. Foram registrados 3,1 milhões inscritos.

"Nosso objetivo é deixar algo de positivo, promover a mudança positiva na vida de alguém", conta Riemma.

Provas do Enem — Foto: Divulgação

Para ajudar os estudantes, o professor reuniu cerca de 12 voluntários, a maioria colegas educadores. No entanto, alunos que se destacam pela escrita, treinados pelo criador do projeto, também se voluntariaram para ajudar.

"A galera comprou o projeto junto comigo", diz Riemma.

Como funciona o projeto

Para ter seus textos corrigidos, o estudante precisa se cadastrar, gratuitamente, no site redacaosolidaria.org. Depois, ele envia o texto e é notificado, por e-mail, quando a correção estiver concluída.

Os professores avaliam a ortografia e dão retorno sobre a escrita. Na plataforma, o público também tem acesso a artigos e material didático de apoio, assim como atividades.

VÍDEOS: Fogueira do Enem

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!