Topo

Recuo de uma década na educação - e outros destaques

Do UOL

24/01/2022 06h27Atualizada em 24/01/2022 06h27

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (24/1) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

.........................

Além das mortes e das sequelas, a covid criou uma herança maldita para uma geração inteira no mundo: perdas "quase irrecuperáveis na educação". A conclusão é do Unicef.
.........................
No Brasil, o impacto foi "severo", e houve "erosão" no ensino. Três constatações:

  • Em São Paulo os estudantes só aprenderam 28% do que teriam conseguido em aulas presenciais;
  • A pontuação em provas de matemática, também em São Paulo, recuou para o nível de 14 anos atrás;
  • Em dez estados brasileiros, aumentou de 52% para 74% a proporção de alunos da segunda série com baixa capacidade de leitura.

.........................
A DATA
Hoje é o Dia Internacional da Educação.
.........................
Bolsonaro disse que a variante ômicron era bem-vinda, e ela ficou à vontade para acelerar as infecções. Em uma semana, o Brasil registrou um milhão de casos de covid. A média móvel subiu para 148.212.
.........................
O total de crianças de 0 a 4 anos que morreram de covid é quatro vezes o da faixa de 5 a 11 anos. Para piorar, o número real de vítimas é provavelmente muito maior que o oficial.
.........................
OAB, CNBB, SBPC e mais entidades divulgaram nota criticando a "sabotagem" contra a vacina para crianças e pedindo a criação de um "cinturão de lucidez" para combater a pandemia.
.........................
"Essa nota está errada". Além de dizer isso, Meiruze Freitas, diretora da Anvisa, contou que a equipe da agência pensou que fosse falsa a nota técnica do Ministério da Saúde que indica eficácia da cloroquina e ineficácia da vacina contra a covid...
.........................
O NÚMERO
45.000

Era o total de assinaturas ontem em carta de repúdio à nota técnica sobre o kit-covid.

O FIM DA PICADA

O autor da tal nota técnica, Hélio Angotti, tem o perfil que o governo quer para o próximo diretor a ser indicado para a Anvisa, em julho: alinhado ao governo e favorável às bandeiras negacionistas de Bolsonaro.

***************

PELO MUNDO

tensão na Ucrânia - Anatolii Stepanov/AFP - Anatolii Stepanov/AFP
21 de janeiro de 2022 - um poster do presidente da Rússia, Vladimir Putin, é usado como alvo na Ucrânia
Imagem: Anatolii Stepanov/AFP

Vai à Ucrânia? Melhor não. Está no país? Melhor sair. São as recomendações do governo dos EUA para, citando "uma ação militar significativa planejada pela Rússia. No caso de familiares de funcionários da embaixada, a retirada é obrigatória.
.........................
O papa Francisco atribuiu ministérios leigos a mulheres, reconhecendo o papel feminino na igreja - que avisou que a medida não abre caminho para que elas sejam ordenadas.

***************

MUNDO DA BOLA

Dudu - Thiago Calil/AGIF - Thiago Calil/AGIF
Dudu encara marcação em jogo do Palmeiras contra o Novorizontino
Imagem: Thiago Calil/AGIF

Fora de casa, o Palmeiras venceu por 2 a 0 (gols de Zé Rafael e Dudu) o Novorizontino, na estreia no Paulistão 2022. Começou o ano com o pé esquerdo, diz Juca Kfouri (não, não é que tenha começado mal - é que os dois gols saíram de belos chutes de canhota).
.........................
Endrick não vai para o Mundial. O técnico do Palmeiras disse que agora o melhor para a sensação da Copinha é brincar: "É um menino". Abel Ferreira sugeriu Disneylândia, em vez de Abu Dhabi.

***************
ORÇAMENTO MISTERIOSO
Bolsonaro disse ontem que o Orçamento cobre todas as despesas primárias (como educação e saúde), mas não disse onde fez os cortes, de R$ 2,8 bilhões, anunciados na sexta-feira.

***************
CERCADINHO
A passagem pelo hospital ajudou no desempenho de Bolsonaro nas redes sociais. Levantamento da FGV mostra que ele liderou em interações no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube de 17 de dezembro a 20 de janeiro.

***************
PARA PENSAR
Crer e espalhar fake news são decisões voluntárias, não falta de educação.

Lidia Zuin

***************
SEU BOLSO
Ofereceram para você o melhor investimento do momento? Saiba por que isso não existe.

***************
CORRIDA ELEITORAL
Com Lula líder nas pesquisas, o PT defende que seja limitado o número de debates. Já há muitos convites, segundo o partido, que vê prejuízo para viagens pelo país e campanhas de rua. Enquanto isso, os adversários de Lula concentram sua artilharia no petista, por medo, diz Ricardo Kotscho, de não haver segundo turno.
.........................
Mesmo que se dobre ao grupo político de seu governo e contrate marqueteiros profissionais, Bolsonaro deve manter sob o controle de 02 (Carlos) a parte nas redes sociais da campanha para presidente.
.........................
Moro disse que quem quiser saber quanto ele ganhou na iniciativa privada terá que esperar até a apresentação da declaração do IR ao TSE. Nem foi eleito, e seus vencimentos já são tratados como segredos de Estado, diz Reinaldo Azevedo.
.........................
Para parecer diferente de Bolsonaro, Moro deve visitar hospitais no interior de São Paulo e conversar com médicos, enfermeiros e pacientes.
.........................
Para entender as pesquisas eleitorais: o que são a margem de erro e a amostragem.

***************

BBB22

jade  - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Jade escapa da prova bate e volta
Imagem: Reprodução/Globoplay

Jade Picon se salvou do paredão; Natália, Luciano e Naiara estão nele. Quem você quer que saia?
.........................
Paulo Vieira leva a sério o quadro Big Terapia, que estreia na quarta-feira.
.........................
"Não sou mulher nem homem. Sou travesti": entenda identidade de Linn da Quebrada. Conversando com Tadeu Schmidt, Linn contou por que tatuou "ela" na testa: para a mãe não errar o modo de se referir a ela. Aline Ramos achou que o apresentador mandou bem.

***************
VIVABEM
Para aliviar a dor de cabeça, dez receitas de chás que podem ajudar.

***************
BOA NOTÍCIA
Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco criaram aplicativo que facilita comunicação com crianças autistas.