Por Mônica Silveira, TV Globo


Prefeitura do Recife abre vagas de trabalho em escolas e postos de saude

Prefeitura do Recife abre vagas de trabalho em escolas e postos de saude

Escolas municipais e unidades de saúde do Recife passam a receber reparos e serviços de manutenção realizados, respectivamente, por pais e responsáveis por alunos da rede de ensino e moradores do entorno que estejam desempregados. Está prevista a criação de 2,7 mil postos de trabalho pelas Frentes de Trabalho Miguel Arraes, lançadas pela prefeitura nesta segunda (29). (Veja vídeo acima)

Desse total, 2 mil oportunidades são distribuídas nas 311 escolas municipais e 700 vagas são oferecidas em cerca de 100 unidades de saúde no Recife. Nesses locais, é possível se cadastrar para fazer serviços como capinação, jardinagem, pintura, organização escolar e ainda animação cultural.

Através dessa iniciativa do Programa Chegando Junto, o valor da diária paga aos trabalhadores é de R$ 50. Todos os beneficiados devem ser pessoas de baixa renda e desempregadas.

Para as vagas nas unidades de saúde, elas precisam ser inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal. Para as oportunidades na rede de ensino, é necessário estar cadastrado no Bolsa Escola Municipal ou no Bolsa Família.

Frentes de Trabalho Miguel Arraes foram lançadas no Recife nesta segunda-feira (29) — Foto: Reprodução/TV Globo

“São frentes de trabalho que vão dar oportunidade a pessoas que moram próximo das escolas e unidades de saúde de ter uma diária de trabalho para trabalhar com tudo que as diretorias precisam que seja feito. É uma oportunidade de trabalho e de renda para a população próximo às suas casas”, afirma o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).

O total do investimento da prefeitura, até o fim do ano, é R$ 3 milhões. Cada escola pode contratar até 20 pais ou responsáveis pelos alunos, desde que os estudantes tenham frequência escolar regular e apenas faltas justificadas. Os contratados podem trabalhar até dois dias alternados nas escolas municipais da região político-administrativa (RPA) onde moram.

“As escolas vão poder ganhar melhores jardins e capinação mais adequada. Temos também o serviço de animador cultural para animar as crianças nos pátios na hora das refeições. É algo com muito significado e com muita integração entre pais e alunos”, declara o secretário de educação do Recife, Bernardo D’Almeida.

A dona de casa Rita de Cássia está interessada em conseguir uma vaga na escola onde um dos três filhos estuda — Foto: Reprodução/TV Globo

A dona de casa Rita de Cássia Paixão tem três filhos e um deles estuda na Escola Antônio Farias Filho, no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, onde ela pretende conseguir uma vaga para trabalhar. “Para ganhar um dinheiro extra, se cadastrar no projeto já é melhor porque está ruim de trabalho. Eu gosto de pintura, é bom pintar", conta.

A dona de casa Itália de Araújo Silva também está interessada nos postos de trabalho oferecidos através dessa iniciativa. “Vai ajudar e beneficiar todo mundo porque hoje o desemprego está muito grande, então iria ajudar muita gente, não só a mim, como às outras mães e aos outros pais que também estão desempregados”, diz.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!