Rio Reage Rio

‘Reage, Rio!’: Secretário municipal de Educação diz que meta é 'fechar torneira do analfabetismo funcional'

Evento organizado pelo GLOBO e o ‘Extra’ discute propostas contra crise. Siga ao vivo
Cesar Benjamin, secretário municipal de educação, fala no painel sobre políticas públicas do 'Reage, Rio!' Foto: Julio Cesar Guimaraes / Agência O Globo
Cesar Benjamin, secretário municipal de educação, fala no painel sobre políticas públicas do 'Reage, Rio!' Foto: Julio Cesar Guimaraes / Agência O Globo

RIO - No painel sobre políticas públicas, na manhã desta quinta-feira, segundo dia do seminário "Reage, Rio!", o secretário municipal de Educação, Cesar Benjamin, fez a defesa da rede de ensino do município, que, segundo ele, é composta por professores que trabalham como heróis junto a alunos com situações sociais e familiares desafiadoras, que a rede privada despreza. Benjamin colocou como meta pedagógica principal neste momento acabar com o analfabetismo funcional, situação em que crianças e adolescentes têm dificuldades para compreender a leitura e fazer contas básicas de matemática.

- É uma rede sob estresse, sim, com problemas de qualidade, ainda, e o principal é fechar a torneira do analfabetismo funcional, crianças com dificuldade de leitura, de compreensão de texto e também nos fundamentos da matemática. São jovens em torno dos 15 anos, que quando chegam a essa etapa com essas dificuldades ja foram excluídos (pela sociedade), serão vistos como não qualificados, viverão no subemprego etc - destacou o secretário. - É importante recuperar os que já estão nessa situação, mas é importante também fechar a torneira (de novos analfabetos funcionais), para que tenhamos no final do 2º ano do ensino fundamental crianças que saibam ler, escrever e contar - completou.

O desafio é grande, reconheceu o secretário:

- Isso é complexo, envolve a montagem de um time de dois mil alfabetizadores com essa meta (de "fechar a torneira do analfabetismo funcional") a partir de 2018. Esse é o nossso principal desafio pedagógico neste momento - afirmou.

LEIA MAIS: Benjamin destaca dia sem escola fechada por violência

VEJA COMO FOI O DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS:

Benjamin elogiou o trabalho feito por educadores da rede municipal, a despeito das dificuldades.

- Vivemos debruçados sobre problemas, e dá a impressão de que a rede não vai bem. É incomensurável o trabalho que a rede pública faz todo dia, ao salvar crianças todos os dias, crianças que vivem situações familiares complicadas e que a rede privada não deseja ter dentro de si, mas que a rede pública abriga - discursou.

O secretário acrescentou:

- Temos muitos heróis dentro da rede pública, vamos onde ninguém vai. Em qualquer lugar do Rio de Janeiro tem uma escola e uma creche funcionando, e os professores, em meio a situações sociais extremamente duras, estão lá cumprindo seu dever.

MAIS SOBRE O 'REAGE, RIO!'

O segundo dia do seminário “Reage, Rio!”, no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, tem na pauta políticas públicas, ética e turismo. No seminário, especialistas — entre empresários, representantes da sociedade civil e da esfera pública — debatem soluções possíveis para tirar o Rio da crise. Neste momento a discussão é sobre políticas públicas em educação e saúde. Os convidados são Claudia Costin, especialista em gestão pública e ex-secretária municipal de Educação; Cesar Benjamin, secretário municipal de Educação; e Vilma Guimarães, da Fundação Roberto Marinho.

O “Reage, Rio!” é uma realização dos jornais O GLOBO e “Extra”, com oferecimento do Sistema Fecomércio-RJ, por meio do Sesc-RJ, patrocínio da Souza Cruz, da Oi, da Alerj e do Sebrae, além de apoio do shopping RioSul.

SEGURANÇA, MOBILIDADE E ECONOMIA

No primeiro dia de evento foram debatidas propostas para as áreas de segurança, mobilidade urbana e economia. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, sugeriu mudanças na Constituição para aproximar o trabalho de guardas municipais ao de policias estaduais e ao da Polícia Federal. Segundo ele, só com integração entre os três níveis de poder (União, estados e municípios) será possível reverter o atual quadro de insegurança. Na mobilidade, especialistas destacaram que a crise econômica reduziu a demanda por transporte público .  E fizeram um alerta: o sistema de transporte precisa ser integrado de verdade para o Rio não parar,  literalmente . No painel sobre economia, o secretário estadual da Casa Civil, Christino Áureo, informou que o estado espera a homologação da recuperação fiscal para os próximos dias .

A PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA

Quinta-feira, 31 de agosto

Abertura: Alan Gripp, editor-executivo dos jornais O GLOBO e “Extra”.

Painel Políticas públicas: Começa às 10h25m, com mediação de Willian Helal, editor de Conteúdo Digital do GLOBO. Convidados: Claudia Costin, especialista em gestão pública e ex-secretária municipal de Educação; Cesar Benjamin, secretário municipal de Educação; Vilma Guimarães, Fundação Roberto Marinho.

Apresentação de caso, às 11h40m: Márcio Maranhão, autor do livro “Sob pressão”.

Painel Ética: Mediação: Pedro Dias Leite, editor de País do GLOBO. Convidados: Felipe Saboya, gerente-executivo de Relações Institucionais do Instituto Ethos; Fernando Gabeira, jornalista.

Apresentação de caso, às 15h20m: Eduardo Gussem, procurador-geral de Justiça do Rio.

Painel Turismo: Tem início às 16h. Mediação: Flávia Barbosa, editora de economia do GLOBO. Convidados: Roberto Medina, empresário e presidente do Rock in Rio; Bruno Marques, presidente do grupo Cataratas, AquaRio; Paulo Michel, vice-presidente da ABIH/RJ; Vinícius Lummertz, presidente da Embratur.

Apresentação de caso, às 17h35m: Fecomércio.

VEJA COMO FORAM OS DEBATES DA QUARTA

SEGURANÇA:

MOBILIDADE:

ECONOMIA: