Rio Reage Rio

'Reage, Rio!': Secretário municipal de Educação destaca 'dia sem escola fechada por violência'

Evento organizado pelo GLOBO e o ‘Extra’ discute propostas contra crise. Siga ao vivo
Cesar Benjamin, secretário municipal de educação, discursa no painel sobre políticas públicas do 'Reage, Rio!', que teve também Vilma Guimarães, da Fundação Roberto Marinho, Claudia Costin, ex-secretária municipal de educação, e o jornalista William Helal, do GLOBO, mediador do debate Foto: Julio Cesar Guimaraes / Agência O Globo
Cesar Benjamin, secretário municipal de educação, discursa no painel sobre políticas públicas do 'Reage, Rio!', que teve também Vilma Guimarães, da Fundação Roberto Marinho, Claudia Costin, ex-secretária municipal de educação, e o jornalista William Helal, do GLOBO, mediador do debate Foto: Julio Cesar Guimaraes / Agência O Globo

RIO - Há uma tendência de redução da violência que atinge as escolas, acredita o secretário municipal de Educação do Rio, Cesar Benjamin. Um dos debatedores do painel sobre políticas públicas do seminário "Reage, Rio!", na manhã desta quinta-feira, ele fez questão de dizer que não é ufanista, e, sim, "moderadamente otimista". E mencionou um motivo de alívo na véspera, "o primeiro dia sem escolas fechadas por violência no Rio de Janeiro".

- Essa é uma luta com idas e vindas, vitórias e derrotas, não há ufanismo na minha fala, mas ontem (quarta-feira) tivemos o primeiro dia sem escolas fechadas por violência no Rio de Janeiro - afirmou.

BENJAMIN: Meta é 'fechar torneira' do analfabetismo funcional das crianças

Benjamin citou uma "epidemia da violência" que atinge o Rio e destacou a campanha "aqui é um lugar de paz", promovida desde abril pela secretaria municipal com  alunos e professores mobilizados pela paz nas 1.537 escolas da rede.

- Foi difícil definir o conceito, chegamos a dois: não podemos eliminar a violência, mas construir 1.537 lugares de paz que possam emanar a cultura da paz. O segundo conceito é que a campanha deveria ser dos alunos, especialmente os pré-adolescentes e os adolescentes. E são eles que desenolvem intensa campanha pela cultura da não violência dentro das escolas.

VEJA COMO FOI O DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS:

O secretário falou das diferentes formas de violência nas escolas:

- Não se trata da violência de fora para dentro, mas a de dentro da escola, com racismo, humilhações, bullying.  A rede está muito empenhada nisso, e sou moderadamente otimista, há uma tendência clara de declínio das situações de violência que atingem as escolas.

MAIS SOBRE O 'REAGE, RIO!'

O segundo dia do seminário “Reage, Rio!”, no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, tem na pauta políticas públicas, ética e turismo. No seminário, especialistas — entre empresários, representantes da sociedade civil e da esfera pública — debatem soluções possíveis para tirar o Rio da crise. Neste momento a discussão é sobre políticas públicas em educação e saúde. Os convidados são Claudia Costin, especialista em gestão pública e ex-secretária municipal de Educação; Cesar Benjamin, secretário municipal de Educação; e Vilma Guimarães, da Fundação Roberto Marinho.

O “Reage, Rio!” é uma realização dos jornais O GLOBO e “Extra”, com oferecimento do Sistema Fecomércio-RJ, por meio do Sesc-RJ, patrocínio da Souza Cruz, da Oi, da Alerj e do Sebrae, além de apoio do shopping RioSul.

SEGURANÇA, MOBILIDADE E ECONOMIA

No primeiro dia de evento foram debatidas propostas para as áreas de segurança, mobilidade urbana e economia. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, sugeriu mudanças na Constituição para aproximar o trabalho de guardas municipais ao de policias estaduais e ao da Polícia Federal. Segundo ele, só com integração entre os três níveis de poder (União, estados e municípios) será possível reverter o atual quadro de insegurança. Na mobilidade, especialistas destacaram que a crise econômica reduziu a demanda por transporte público .  E fizeram um alerta: o sistema de transporte precisa ser integrado de verdade para o Rio não parar,  literalmente . No painel sobre economia, o secretário estadual da Casa Civil, Christino Áureo, informou que o estado espera a homologação da recuperação fiscal para os próximos dias .

A PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA

Quinta-feira, 31 de agosto

Abertura: Alan Gripp, editor-executivo dos jornais O GLOBO e “Extra”.

Painel Políticas públicas: Começa às 10h25m, com mediação de Willian Helal, editor de Conteúdo Digital do GLOBO. Convidados: Claudia Costin, especialista em gestão pública e ex-secretária municipal de Educação; Cesar Benjamin, secretário municipal de Educação; Vilma Guimarães, Fundação Roberto Marinho.

Apresentação de caso, às 11h40m: Márcio Maranhão, autor do livro “Sob pressão”.

Painel Ética: Mediação: Pedro Dias Leite, editor de País do GLOBO. Convidados: Felipe Saboya, gerente-executivo de Relações Institucionais do Instituto Ethos; Fernando Gabeira, jornalista.

Apresentação de caso, às 15h20m: Eduardo Gussem, procurador-geral de Justiça do Rio.

Painel Turismo: Tem início às 16h. Mediação: Flávia Barbosa, editora de economia do GLOBO. Convidados: Roberto Medina, empresário e presidente do Rock in Rio; Bruno Marques, presidente do grupo Cataratas, AquaRio; Paulo Michel, vice-presidente da ABIH/RJ; Vinícius Lummertz, presidente da Embratur.

Apresentação de caso, às 17h35m: Fecomércio.

VEJA COMO FORAM OS DEBATES DA QUARTA

SEGURANÇA:

MOBILIDADE:

ECONOMIA: