Topo

Esse conteúdo é antigo

Randolfe diz que José Serra assinou pedido de CPI do MEC; faltam dois nomes

O senador Randolfe Rodrigues disse que seguirá em busca das 27 assinaturas necessárias para instalação da CPI - Geraldo Magela/Agência Senado
O senador Randolfe Rodrigues disse que seguirá em busca das 27 assinaturas necessárias para instalação da CPI Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

12/04/2022 17h09Atualizada em 12/04/2022 17h26

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou que o colega José Serra (PSDB-SP) assinou hoje o requerimento de instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar suposta corrupção no MEC (Ministério da Educação). O político garantiu que vai seguir buscando as assinaturas necessárias para "passar a limpo as denúncias".

Para ser aberta, a investigação precisa da adesão de pelo menos 27 parlamentares. A lista atual tem 25 nomes, e faltam mais dois.


Pelas redes sociais, Serra comentou a assinatura. O tucano disse que as denúncias de corrupção no MEC "são graves" e que "caberá novamente ao Senado apurar os fatos".


Ontem, Randolfe havia dito que o senador Marcelo Castro (MDB-PI), que é presidente da Comissão de Educação do Senado, também prometeu que assinaria a lista.

Na semana passada, os senadores tinham alcançado o necessário para iniciar a CPI, mas durante o fim de semana os senadores Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Weverton (PDT-MA) retiraram o apoio.

Além da lista com 27 nomes, a CPI deve passar ainda pelo crivo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Recentemente, ele atribuiu para si a avaliação de instalar ou não a comissão.

"Os critérios de CPI são assinaturas, o fato determinado, orçamento previsto. Então, quando se exige a existência de fato determinado, há um crivo sim da presidência de se entender se aquele fato determinado deve justificar uma CPI ou não", afirmou Pacheco em entrevista a jornalistas no Senado.