Por Matheus Castro, g1 AM


Quilombolas que enfrentaram 3 dias de barco para fazer Enem no AM ganham formatura

Quilombolas que enfrentaram 3 dias de barco para fazer Enem no AM ganham formatura

Para muitos, a formatura do Ensino Médio é um momento de celebração pelo simples fechamento de um ciclo e até aprovação em universidade. Mas, para outros, esse momento representa o resultado de uma luta, desde muito cedo, por oportunidades iguais.

Esse último é o caso de dez estudantes da Comunidade Jaú Tambor, no interior do Amazonas, que ganharam uma festa de formatura este ano. A experiência única mobilizou toda a comunidade, que se reuniu para celebrar a conquista dos jovens.

Os estudantes são os mesmos que enfrentaram três dias de barco para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, em novo Airão, interior do estado. Segundo a coordenadora regional de educação da área, Neliany Menezes, o momento foi único.

Becas, diplomas, arranjos, tudo foi providenciado pelos professores em parceria com a coordenação de educação. Já a comida e a emoção ficou por conta dos familiares dos estudantes e da comunidade. O baile teve até valsa.

Estudantes moram na Comunidade Jaú Tambor, no Arquipélago de Anavilhanas. — Foto: Divulgação

"Nunca havia acontecido uma colação de grau com os alunos da comunidade, então foi um momento histórico para eles, para os familiares e para a comunidade também. Eles não tinham noção de como era. Os pais choraram, fizeram a entrega dos certificados dos filhos, fizeram várias homenagens. Tenho certeza que isso ficará marcado para sempre na história da comunidade", contou.

Formatura mobilizou a comunidade, que é quilombola. — Foto: Divulgação

A professora disse que a formatura também foi um momento de despertar nos jovens a importância deles continuarem estudando e nunca desistirem dos seus sonhos. Ela acredita que, no futuro, eles os responsáveis por conduzir a comunidade.

"Foi um momento de despertar um olhar crítico deles perante a própria comunidade, porque é tudo tão distante, tudo fica mais dificultoso para chegar até eles. E vai chegar um momento em que eles terão que tomar de conta, vão ser os responsáveis pela comunidade, pela própria escola, serão os professores. Eles podem cuidar do posto de saúde, ser os agentes comunitários, os próprios enfermeiros. E tudo isso vai depender do estudo. Eles ainda não tinham essa visão, não tinham esse despertar, porque para eles era só se formar e ficar ali no mundo deles".

Pais ficaram emocionados com a formatura dos filhos. — Foto: Divulgação

Neliany contou que desde que o g1 noticiou a dificuldade dos jovens para fazer o Enem 2022, o grupo tem recebido diversas doações, inclusive de computadores que, segundo ela, podem ajudar na realização de novos sonhos, como de fazer uma faculdade.

"Eles ganharam vários prêmios, vários reconhecimentos e até ganharam computadores. Foi uma jornada muito bonita essa que eles fizeram esse ano, inclusive ficaram aí conhecidos por toda a dificuldade que passaram para fazer o Enem e essas conquistas podem continuar. Eles podem ir muito além, podem fazer uma faculdade".

Estudantes finalizaram o ensino médio. — Foto: Divulgação

Por fim, a professora também espera que a história dos jovens motive outros tantos do Amazonas e de todo o país a nunca desistirem de seus sonhos, mesmo diante de tantas adversidades.

"Independentemente das adversidades, dos problemas que nunca vão deixar de existir, é importante não desistir jamais. Estamos diante de um cenário tão difícil que é a pandemia e isso nos trás ainda mais dificuldades, vontade de desistir, mas não podemos desistir jamais. Esses jovens mostraram que é possível ir além, que é possível superar os obstáculos e a comunidade também. Todos ficaram felizes, alegres, esperançosos e já esperam a formatura do ano que vem", finalizou.

Familiares celebraram a conquista dos jovens. — Foto: Divulgação

Veja mais fotos da formatura

Estudantes celebraram a formatura com a comunidade. — Foto: Divulgação

Estudantes na cerimônia de colação de grau. — Foto: Divulgação

Familiares entregaram diplomas para os alunos. — Foto: Divulgação

Comunidade fica a três dias de barco do município de Novo Airão, no interior do Amazonas. — Foto: Divulgação

Baile teve até balsa. — Foto: Divulgação

Alunos exibem diploma ao lado de familiares. — Foto: Divulgação

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!