Por Jornal da EPTV 2ª Edição


Justiça determina punição para estudante que agrediu professora em Sertãozinho

Justiça determina punição para estudante que agrediu professora em Sertãozinho

A decisão da Justiça que determinou liberdade assistida e prestação de serviços comunitários a uma estudante de 13 anos, por agredir uma professora em sala de aula, em Sertãozinho (SP), deve servir de exemplo para outros alunos e evitar casos de violência escolar.

A afirmação é da professora que foi agredida pela jovem, após pedir que retirasse os fones de ouvido. Com a condição de não ser identificada, a docente contou que, após o episódio, passou a fazer tratamento psiquiátrico e disse sentir-se mais tranquila com a decisão judicial.

"Hoje, a classe dos professores foi, de uma certa forma, honrada, porque muitos colegas não têm coragem de chegar aonde cheguei. É necessário que se faça alguma coisa para que esses jovens tenham limites e saibam que isso é um desacato, que pode ter uma consequência séria."

A agressão dentro da Escola Estadual Professora Edith da Silveira Dalmaso chegou ao conhecimento das autoridades no final do ano passado, por intermédio do Ministério Público. O motivo das agressões foi um pedido da professora para que a aluna retirasse os fones de ouvido e prestasse atenção na aula.

Professora diz enfrentar transtornos psicológicos após ser agredida por estudante em Sertãozinho, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Depois da confusão, a estudante foi transferida para outra escola. A família da jovem informou que não vai recorrer da decisão. A professora afirmou que, no dia a dia das escolas, impera entre os alunos uma sensação de impunidade, que os encoraja a partir para as agressões.

"Estou mais tranquila. Eu não tinha intenção de prejudicar a jovem. Só quero que isso sirva de exemplo para que a gente possa transformar a juventude em algo mais produtivo e não nessa violência que a gente tem visto", disse.

Agressão na escola

Em outubro de 2017, a professora relata que havia entrado na sala do sexto ano da escola estadual, quando viu a aluna cantando e ouvindo música com fones de ouvido. Ela pediu para que a jovem parasse para não atrapalhar a aula.

Segundo a docente, a estudante respondeu com agressividade, em tom desafiador, e foi orientada a deixar a sala. Ao caminhar em direção à porta para chamar a inspetora, a educadora foi surpreendida pela aluna com chutes e socos.

As agressões cessaram com a chegada de funcionários, mas a vítima afirmou que estudante continuou a ameaçá-la fora da escola. A aluna foi transferida e a docente, fastada por dois meses. Ela voltou a trabalhar, mas recorreu a tratamento e medicamentos.

Escola Estadual "Professora Edith da Silveira Dalmaso", em Sertãozinho (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?