Por G1 AP — Macapá


Escola Estadual Augusto Antunes, em Santana, adotou processo democrático e terá eleições — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Até junho de 2017, as escolas estaduais do Amapá Augusto Antunes, em Santana, Deusolina Salles Farias, Azevedo Costa e Gonçalves Dias, em Macapá, terão eleições gerais para a escolha das equipes gestoras das instituições. As inscrições de candidatos aos cargos de iciaram na terça-feira (2), e seguem até o dia 10.

De acordo com o governo do Amapá, que confirmou a novidades nas escolas que adotaram o sistema de Gestão Democrática, as homologações de candidaturas vão acontecer nos dias 11 e 12 de maio. A eleição geral será no período de 14 a 17 de junho, com horário a ser definido pela Comissão Eleitoral Local de cada unidade de ensino. Estarão aptos a votar todos os participantes do Conselho Escolar das escolas em questão.

Para concorrer a um dos cargos é necessário ser servidor público da educação do quadro estadual ou federal, ter concluído o estágio probatório, ter atuado pelo menos um ano na unidade escolar na qual pretende se candidatar, e estar certificado pelo processo de formação de gestão escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A inscrição deve ser feita em cada unidade escolar que realizará o processo de eleição.

Gestão Democrática

A gestão democrática propõe a criação do conselho escolar, do conselho de professores, do grêmio estudantil, da assembleia geral e da eleição do diretor. O projeto estabelece que estudantes, professores, funcionários e comunidade têm direito de participar da administração pedagógica e financeira da escola.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?