Educação
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) de 2022 divulgados na última terça-feira indicam que os estudantes brasileiros na faixa dos 15 anos de idade estão mais sujeitos a se distrair durante as aulas, ao menos na comparação com a média dos alunos dos países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O tema foi abordado em um questionário aplicado durante a avaliação do ano passado. No Brasil, a amostra considera os mais de 14 mil alunos que fizeram a prova em 606 escolas públicas e privadas de 420 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Os estudantes brasileiros entrevistados que relataram as situações de distração ao utilizar aparelhos eletrônicos em todas ou na maioria das aulas de Matemática, por exemplo, somam 45%. O percentual está 15 pontos acima da média observada nas nações da OCDE, que é de 30%. Além disso, 40% dos brasileiros entrevistados também relataram distração quando colegas fazem uso dos eletrônicos, índice também maior que o observado nos países ricos, onde ficou em 25%.

Gerente-executiva do instituto Ayrton Senna, Beatriz Alquéres defende que é possível incorporar as tecnologias de forma orgânica nas aulas para que contribuam com a aprendizagem e não sejam percebidas como uma distração:

— A escola precisa estar mais conectada aos desafios da vida do aluno. A forma como a gente se relaciona com o conhecimento mudou, mas não houve impacto na educação. Nossa curva de aprendizagem ficou estagnada.

Atenção ao professor

O questionário do Pisa também perguntou se os estudantes escutam o que o professor de Matemática diz na sala de aula. Para 38%, isso não acontece em todas ou na maioria das aulas da disciplina, que foi o foco da avaliação desta edição do Pisa. Entre as economias da OCDE, esse percentual soma 30%.

Os dados do Pisa mostraram que 73% dos estudantes brasileiros não conseguiram atingir o patamar mínimo de aprendizagem em Matemática para a idade. A média da OCDE é de apenas 31%.

O patamar mínimo considerado na avaliação é interpretar e reconhecer, sem instruções diretas, como uma situação simples pode ser representada matematicamente (por exemplo, comparando a distância total entre duas rotas alternativas ou convertendo preços numa moeda diferente).

Além disso, a aprendizagem dos estudantes brasileiros se mantém baixa e estável desde 2009. O Brasil está entre os 20 piores do mundo em Matemática e Ciências. Já em Leitura ficou entre os 30 piores.

Entenda a avaliação:

O que é o Pisa?

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) mede as aprendizagens em Leitura, Matemática e Ciências de alunos de 15 anos em 81 países.

Qual o objetivo da prova?

Avaliar o domínio sobre os conteúdos aplicados em sala de aula e observar se os alunos conseguem aplicar esse conhecimento na vida real.

Como é a prova?

O teste é feito em um único dia, em computadores, e tem duas horas de duração. As questões são objetivas e discursivas. O Pisa não é um exame conteudista, poucas questões exigem memorizar fórmulas ou teorias.

Como é corrigida a prova?

Assim como o Enem, ela leva em consideração o nível de dificuldade da questão — baseado na quantidade de acertos dos participantes — para atribuir uma pontuação a ela. O resultado dos estudantes é distribuído em uma escala de seis níveis de proficiência.

Mais recente Próxima Como Cingapura dominou as melhores notas do Pisa
Mais do Globo

Desde março, lideranças do território denunciaram dois ataques a tiros em suas aldeias

Indígena Xokleng é assassinado e tem o corpo queimado em área de disputa judicial, em Santa Catarina

Empresário compartilhou momento de descanso com os fãs em seu perfil no Instagram

Roberto Justus relaxa em hidromassagem de sua fazenda e impressiona seguidores: 'Banheira enorme, parece mais uma piscina'

Montadora fará parceria com a chinesa Baidu para sistema de navegação usado em carros autônomos. Governo chinês exige fornecedor local para manter sob seu controle os dados de usuários de internet

Elon Musk fica US$ 12 bi mais rico após fechar na China acordo estratégico para a Tesla

Show da Rainha do Pop será no próximo sábado e expectativa é que megaevento reúna 1,5 milhão de pessoas. Palco é o maior da turnê da cantora

'Deu pra sentir a energia dela' diz fã em frente ao Copacabana Palace onde Madonna já está hospedada

O principal sinal desse tipo de tumor é a dificuldade para engolir

Câncer de esôfago: conheça os sintomas do tumor do ex-presidente uruguaio José Mujica

Governo vai insistir em proposta para dívida dos Estados que beneficie educação

Secretário do Tesouro diz que governo vai mostrar a STF que fragilidade de contas públicas do Rio se deve a 'decisões locais'

Fenômeno, o quarto registrado neste ano, se deslocou em direção ao estado fluminense. Não há previsão de chuva para os próximos dias

Onda de calor no RJ aumenta temperatura até 10 de maio; capital chega a 37 graus nesta semana

João Vinícius Ferreira Simões, de 25 anos, morreu após encostar em um food truck energizado

Polícia indicia ao menos 13 pessoas por morte de jovem eletrocutado no Riocentro: 'Um pouco de alívio', diz mãe de vítima