Por RPC Curitiba


Projeto da UFPR quer ajudar professores a identificar e lidar com o bullying

Projeto da UFPR quer ajudar professores a identificar e lidar com o bullying

Um levantamento feito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) revelou que 57,8% dos alunos do ensino fundamental de Curitiba dizem já ter sofrido algum tipo de bullying na escola. A pesquisa mostra ainda que 36,3% dos estudantes relatam casos de violência pela internet.

Para prevenir e combater a violência, o projeto "Aprendendo a conviver", da universidade, pretende capacitar educadores, que devem desenvolver atividades sobre o assunto em sala de aula.

Segundo os coordenadores da iniciativa, 114 escolas de Curitiba e região participam da iniciativa. Os professores vão passar por cursos online e presenciais. A partir do treinamento, as escolas devem desenvolver atividades com os alunos, para que as crianças usem, na vida, o que aprenderam no projeto.

"É importante a gente criar um contexto onde essa pessoa pode pedir 'pare' e que sabe que vai ser respeitada", afirma Josafá da Cunha, coordenador do projeto.

A ideia é extinguir cenas de ofensas em sala de aula, como as sofridas por João Victor Rangel, de 9 anos.

"Eles diziam que eu sou gordo, que eu sou feio, que era para eu sair dessa escola. Eu me sentia muito triste, com a alma agoniada", desabafa o aluno.

Na Escola Municipal Caramuru, no Cabral, o projeto já começou. A professora Luci Ezilda Karolkiewiccz, afirma que desde o início da abordagem com os alunos percebe melhora na relação entre eles.

"É uma necessidade constante, porque o respeito, a gentileza com o outro, é um exercício difícil para nós adultos. Então, lá na infância é que ele deve ser muito bem trabalhado", diz.

Quase 60% dos alunos do ensino fundamental de Curitiba afirmam já ter sofrido bullying, diz pesquisa da UFPR — Foto: Reprodução/RPC

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1