Por g1 Maranhão — São Luís


Segundo os auditores do TCE-MA, o dinheiro destinado à educação no Maranhão não é investido como deveria. — Foto: Reprodução / TV Mirante

Quase 100 escolas, de 33 cidades do Maranhão foram fiscalizadas por auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). A visita faz parte de uma ação realizada em todo o país.

Segundo os auditores do TCE-MA, o dinheiro destinado à educação no Maranhão não é investido como deveria. Durante a fiscalização, muitas irregularidades foram encontradas nas escolas.

Em São Domingos do Maranhão, cidade a 388 km de São Luís, banheiros com piso quebrado e vasos sem tampa foram identificados em uma escola. Já em Itapecuru-Mirim, a 118 km da capital, estudantes ainda não receberam merenda escolar neste ano. Em São Luís, na UEB Criança Feliz, goteiras e mofo nas paredes foram encontradas.

Fiscalização conjunta

Pela primeira vez, os 32 tribunais de conta estaduais e municipais do país se uniram numa fiscalização conjunta. A intenção foi registrar a situação de 1.038 escolas até essa quarta-feira (26).

As escolas foram escolhidas com base no Censo Escolar do ano passado. O levantamento mostrou que 13 milhões de estudantes da rede pública frequentam uma escola com algum problema de infraestrutura, no país.

“O objetivo nesse momento é fazer um levantamento da infraestrutura escolar, verificando a segurança, a qualidade predial, as informações relacionadas a merenda escolar, com um objetivo de fazer um grande apanhado para depois passarmos pelo processo de responsabilização dos agentes públicos que recebem o dinheiro e não aplicam devidamente na educação", explica Fábio Alex Melo, secretário de Fiscalização do TCE-MA

Os tribunais avaliaram 193 quesitos que vão compor um painel nacional e no final cobrar de estados e municípios melhorias nas escolas.

Procuradas pela TV Mirante, as prefeituras de São Luís, Itapecuru-Mirim e São Domingos do Maranhão não se manifestaram sobre os problemas encontrados nas escolas.

Escolas públicas serão fiscalizadas por auditores no Maranhão

Escolas públicas serão fiscalizadas por auditores no Maranhão

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!