Por Maple Bear João Pessoa


São mais de 14 mil títulos na biblioteca e os alunos leem espontaneamente até nos intervalos — Foto: Divulgação/Maple Bear João Pessoa

Ler é imergir em um novo mundo a cada história. É despertar a criatividade e desenvolver a imaginação e as emoções. Através dos livros conhecemos novos lugares, novas palavras e ampliamos nossa visão de mundo. E quanto mais cedo o contato com a leitura, mais natural e prazeroso se torna o hábito de ler.

Agora, imagine uma escola onde as crianças possam encontrar os livros a todo instante. Onde os exemplares estejam disponíveis na sala de aula, no momento do intervalo, na biblioteca, na hora do descanso ou até para levar para casa.

Seja uma história contada, lida ou imaginada, o importante é estimular o contato com os livros desde cedo, para despertar o prazer da leitura, ampliar a capacidade de entendimento e também melhorar a escrita. E, além do estímulo da família, a escola deve ser parceira nessa jornada.

“A leitura e o contato com os livros é um dos pilares da metodologia canadense que adotamos aqui na Maple Bear João Pessoa. Nossos alunos são incentivados a imergir no mundo das letras desde os primeiros anos, através de um ambiente que proporciona muita leitura. O acervo central da nossa biblioteca conta com mais de 14 mil exemplares em inglês e português, distribuídos entre nossos programas de leitura como Clube de Leitura, Home Reading, Leitura Permanente e Classroom Library”, conta Wellingta Mola, bibliotecária da escola.

A leitura é algo presente em sala de aula e em casa — Foto: Divulgação/Maple Bear João Pessoa

O incentivo à leitura é feito de forma natural. Os alunos têm contato com os livros diariamente nas salas de aulas, nos espaços comuns da escola e na biblioteca desde as séries iniciais, seja através da contação de histórias, da manipulação dos exemplares ou da leitura.

“O acervo de uma escola deve ser sempre atualizado, diversificado e adequado à cada idade. Mesmo as crianças que não são alfabetizadas devem ser expostas a uma rotina de leitura através da contação de histórias e da manipulação dos livros. Nesse momento, podemos falar sobre as ilustrações, fazer perguntas estimulando a imaginação, debater um tema e chamar atenção para o cenário e para os personagens, associando as palavras aos objetos da vida real. Dessa maneira, as crianças aprendem a importância da linguagem e começam a compreender também a existência da linguagem escrita”, destaca Adeline Anjos, bibliotecária da Maple Bear João Pessoa.

No Ensino Fundamental, cada turma tem contato anualmente com mais de 350 livros, entre obras nacionais e estrangeiras. A escola também desenvolve projetos que incentivam o apreço pela leitura, como as sessões de discussões do Clube de Leitura, onde os alunos se reúnem para debater sobre o livro escolhido, ou o Home Reading, no qual, todas as sextas-feiras, as crianças levam para casa livros escolhidos por eles para lerem sozinhos ou com família durante o fim de semana.

E quem lê também escreve melhor. A leitura melhora a escrita e estimula a imaginação, além de proporcionar uma variedade de conhecimentos que os alunos podem levar para toda vida. Outro benefício é o aumento do vocabulário e o desenvolvimento do senso crítico, uma habilidade muito desejada atualmente.

Desde a educação infantil há estímulo à leitura — Foto: Divulgação/Maple Bear João Pessoa

Dicas para estimular a leitura entre crianças e adolescentes:

  1. Estimule o contato com os livros desde cedo, em casa e na escola
  2. Seja exemplo e demonstre interesse pelos livros
  3. Faça leitura em conjunto com as crianças
  4. Crie uma rotina com um horário para leitura
  5. Promova passeios a bibliotecas e livrarias com as crianças
  6. Converse sobre os livros, incentivando a curiosidade
  7. Apresente diferentes gêneros literários
  8. Respeite o gosto de cada criança
  9. Incentive a troca de livros
  10. Use a tecnologia como aliada para estimular à leitura

Maple Bear João Pessoa

Mais lidas

Mais do G1

Os primeiros anos de vida são considerados os melhores para potencializar a educação e estimular a criatividade das crianças

Você sabe como escolher a escola do seu filho?

Salas amplas e rigoroso protocolo sanitário garantiram liberação para 100% dos alunos da Maple Bear João Pessoa retornarem ao ensino presencial, ainda em 2020

Passado um ano da reabertura da primeira escola na Paraíba é possível mostrar que educação deve ser priorizada
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!