Quais gastos com educação podem ser deduzidos no Imposto de Renda?

Professores explicam o que pode e o que não pode ser deduzido no IR

Publicado em 10/04/2024 - 07:30 Por Edgard Matsuki - repórter da Agência Brasil - Brasília

As regras da Declaração do Imposto de Renda 2024 preveem a dedução de alguns tipos de gastos com educação. O limite neste ano é de R$ 3.561,50. Porém, nem todas as despesas na área podem render uma “devolução” por parte da Receita Federal. 

Confira todos os episódios da série Tira-Dúvidas do IR 2024 aqui

A professora Ahiram Cardoso, do curso de Ciências Contábeis da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), lista o que é passível de restituição: 

"Os gastos com educação que podem ser deduzidos no Imposto de Renda são de educação infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, que é o curso de graduação e pós-graduação, como mestrado, doutorados, especialização e educação profissional (tecnológico).  Lembrando que o limite é de até R$ 3.561,50 anual por indivíduo. Então, sabemos que muitos gastam muito mais que esse valor, mas só pode utilizar para dedução até esse limite."

O professor Deypson Carvalho, coordenador-adjunto do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), lista o que não pode ser deduzido do IRPF:

- Gastos relativos a uniforme, material e transporte escolar; 

- Aquisição de enciclopédias, livros, revistas e jornais;

- Aulas particulares, aula de música, dança, natação, ginástica;

- Aulas de idiomas, cursos preparatórios para concursos e ou vestibulares; 

- Por fim, também não podem ser deduzidas como despesas de instrução as passagens e estadas para estudo no Brasil ou no exterior.

É importante lembrar que todos os gastos com educação dedutíveis no Imposto de Renda devem ter documentação complementar comprobatória.

O prazo para declarar o imposto de renda vai até 31 de maio. Para saber mais, confira a série Tira-dúvidas do IR 2024 na Rádio Nacional e Radioagência Nacional.

Últimas notícias
Economia

Aneel mantém bandeira tarifária verde para maio

Por causa das condições favoráveis de geração de energia, a bandeira tarifária deve permanecer verde até dezembro. Há 25 meses, o preço da conta não sobe no país. Por causa do fim da escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. 

Baixar arquivo
Geral

Conferência Internacional das Favelas começa hoje no Complexo da Penha

O encontro tem como objetivo discutir desafios e propor soluções para questões sociais, econômicas e culturais, enfrentadas nas favelas.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Indígena é encontrado com sinais de espancamento e queimaduras em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo