Por PUC Goiás

Investir na formação de professores é uma opção institucional da Pontifícia Universidade Católica de Goiá (PUC Goiás). Pioneira na oferta de graduações nessa modalidade, a universidade é reconhecida pela sua contribuição na educação em Goiás e no Brasil. Resultado dessa opção e do esforço institucional, a PUC Goiás é referência nacional em dois importantes programas que incentivam a formação de professores. A instituição obteve nota máxima nas propostas apresentadas ao Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e ao Programa de Residência Pedagógica.

Dentre as 249 instituições de ensino superior cadastradas no Pibid, a PUC Goiás ficou em 1º lugar nacional. Já na Residência Pedagógica, a universidade também conquistou a primeira colocação no país dentre 229 projetos.

“Os resultados que a PUC Goiás colhe hoje significam que ela vem acumulando uma experiência e uma trajetória no campo de formação dos professores, sendo vanguardista em temas que tratam dessa relação do professor com a universidade, com a sociedade e a educação básica”, reflete o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades, professor Romilson Martins Siqueira.

É importante destacar que a universidade conquistou nota máxima no projeto institucional e, também, no projeto de cada curso. “Isso é muito importante, porque reafirma e coloca a PUC Goiás entre as universidades que oferecem os melhores cursos de formação de professores do País. O papel que a universidade tem enquanto instituição é isso: oferecer para Goiânia, Goiás e o Brasil projetos e programas de excelência, que mostram a qualidade do que vem sendo feito”, complementa.

Trabalho em equipe e dinâmicas pedagógicas qualificam a formação dos estudantes — Foto: Acervo

História consolidada

Todos esses frutos colhidos pela instituição atualmente são resultado de uma sólida caminhada, que começou no ano de 1994 com o programa de formação de professores da universidade.

O professor Romilson relembra que a PUC Goiás foi audaciosa em pensar um projeto de formação de professores que entendesse os processos interdisciplinares, incluindo a compreensão da docência no seu sentido mais amplo, a educação nos múltiplos espaços, a relação entre teoria e prática, a gestão colegiada e participativa e o domínio da ciência dos conteúdos curriculares.

Esse projeto foi revisto e amadurecido em 2004 e, desde então, tem foco nesses princípios de fortalecer a relação entre teoria e prática, a formação inicial e continuada, o exercício da interdisciplinaridade e a forte compreensão do domínio do conhecimento.

Engajada nesta caminhada e em sintonia com a Resolução 02/2015 do Ministério da Educação (MEC), a PUC Goiás criou o projeto institucional de formação de professores com um grande diferencial, que coloca a instituição em primeiro lugar no Brasil no âmbito das licenciaturas.

“Entendemos que o objeto do Pibid é o domínio do conteúdo, da ciência epistemológica e do fazer pedagógico. Já no Residência Pedagógica, o projeto interdisciplinar pensa em um processo de ensino, pesquisa e de autonomia intelectual no campo da investigação e da reflexão, da busca do conhecimento e elaboração de projetos”, explicou o diretor da EFPH.

Prof. Romilson Martins Siqueira, diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades — Foto: Acervo

Salto inovador

Outro diferencial da PUC Goiás é que os dois projetos são articulados dentro dos próprios cursos, no campo de estágio, em todas as metodologias específicas e domínios das didáticas. Dessa forma, a iniciativa é incorporada no cotidiano dos cursos, e o programa não se estende apenas ao estudante que participa dele, mas a todo o corpo discente da Escola.

O Pibid e o Residência também englobam os programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (mestrados e doutorados). Essa relação possibilita que os estudantes pensem em estudos futuros, participem de grupos de estudos dos programas e sejam acompanhados pelos docentes da stricto sensu. Dessa forma, desde a graduação, o estudante já pode iniciar uma pesquisa, que pode ser amadurecida em um futuro projeto de mestrado e doutorado.

Cursos contam com laboratórios em todas as áreas para uma formação de excelência — Foto: Acervo

Faça licenciatura numa universidade de ponta

Estudar numa universidade de excelência faz toda a diferença para a formação profissional. Para ingressar na PUC Goiás, o estudante deve participar de um dos processos seletivos oferecidos pela universidade, podendo optar entre fazer a prova, presencial ou on-line, ou utilizar a nota Enem.

Além disso, para facilitar o ingresso e a permanência no ensino superior, a PUC Goiás ainda oferece bolsas de 50% no valor das mensalidades para estudantes com renda familiar de até um salário e meio por pessoa, através do Vestibular Social. E se o estudante já iniciou a graduação em outra instituição de ensino superior, pode optar pelo processo de transferência com até 30% de desconto, o mesmo válido para quem optar pela segunda graduação.

PUC Goiás

Mais lidas

Mais do G1

Pioneiro em Goiás, curso carrega a tradição, o ensino de excelência e a estrutura de ponta da universidade.

6 motivos para estudar Arquitetura e Urbanismo na PUC Goiás

Junção de bolsas permite que acadêmico ingressar numa universidade de ponta e garantir melhor inserção no mercado de trabalho.

Estude quase de graça na PUC Goiás somando bolsas e financiamentos

Investir em um curso superior que abrange as várias áreas da profissão é vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Formação multidisciplinar é diferencial para profissional de Design

Fisioterapia cardiorrespiratória, do trabalho e saúde da mulher ganham destaque no mercado de trabalho.

Fisioterapia em alta: conheça as áreas que mais recrutam profissionais na atualidade

Curso de Agronomia da PUC Goiás prepara profissional para atuar nas diferentes carreiras oportunizadas na área.

Agronomia é campo fértil para profissionais da área

Profissional tem vasto campo de trabalho, que vai do atendimento clínico a atuação em indústrias fabricantes de suplementos para atletas

Aliar os cuidados com a saúde com a busca do corpo atlético é desafio para nutricionista esportivo

Investir em uma pós-graduação lato sensu depois do curso superior é importante para a ascensão profissional e aumento de salário.

5 cursos de especialização que estão em alta no mercado de trabalho
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!