Por PI TV 1ª Edição


Especialista fala sobre bullying e que atitudes tomar contra essa prática

Especialista fala sobre bullying e que atitudes tomar contra essa prática

Este sábado (7) é marcado pelo dia nacional de combate ao bullying e a violência escolar. Nesse sentido, a psicóloga Maria Claudinéia Uchôa orientou sobre como identificar os casos e como os pais devem agir se perceberem que o filho está sofrendo agressões físicas ou psicológicas no ambiente escolar.

De acordo com a profissional, é preciso ficar atento ao comportamento do filho, pois essas agressões podem se manifestar discretamente. "Muitas vezes acontece de forma mascarada. Os pais e a escola ainda têm certa dificuldade de identificar que a criança está sofrendo bullying”, explicou a psicóloga.

Maria Claudinéia Uchôa cita alguns pontos que podem ajudar os pais a perceberem se o filho pode estar sofrendo bullying. “Muitas vezes as crianças apresentam comportamento de timidez, isolamento porque a criança como ela ainda está em formação ela também está aprendendo ainda a lidar com as próprias emoções e quando chega ao ambiente de escola que é o segundo ambiente mais importante na vida dela”, disse.

Segundo a profissional, os efeitos do bullying são causados pela necessidade de aceitação inerente do ser humano. “Quando a criança chega nesse ambiente escolar e se percebe destacada como a que tem algo diferente com ela isso traz sofrimento para ela de não se sentir aceita, de ser excluída", comentou Maria Claudinéia Uchôa.

Psicóloga Maria Claudinéia Uchôa orientou sobre como identificar bullying — Foto: Reprodução / TV Clube

A psicóloga orienta que o comportamento de uma criança vítima de bullying costuma ser de tristeza, isolamento e mudança no rendimento escolar. "Muitas vezes a criança vem se desenvolvendo bem e de reprente começa a baixar o rendimento escolar", informou.

Para Maria Claudinéia Uchôa, a família é o ambiente essencial onde a criança pode aprender a desenvolver as habilidades socioemocionais. Dependendo da forma que essa criança vivencia as suas próprias experiências dentro da família ela começa a significar isso e começa a perceber os valores e diferenças dela

“A grande intervenção que pode ser feita é o fortalecimento e aceitação da criança dentro da própria família "Se ela expressa bem suas emoções e é aceita dentro da família, quando ela chegar à escola terá mais ferramentas para lidar com isso e não vai se abater tanto”, finalizou a psicóloga.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1