Por g1 SP — São Paulo


Alunos da rede pública durante Provão Paulista — Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP) divulgou nesta segunda-feira (11) o gabarito de todos os exames do Provão Paulista 2023, aplicado para alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio da rede pública.

As respostas, assim como as provas, estão disponíveis no site da Fundação Vunesp, responsável pela aplicação do Provão. Para acessar, basta clicar neste link.

Os resultados de desempenho dos alunos, inclusive na redação, serão divulgados em 26 de janeiro de 2024. A lista de classificados para ingressar no ensino superior será disponibilizada na mesma data.

Os alunos do 3º ano que prestaram a prova têm até o dia 22 de dezembro para indicar os cursos do ensino superior que têm interesse. Cada estudante pode escolher até 11 opções. O registro é obrigatório, uma vez que os aprovados serão chamados para matrícula nas áreas escolhidas.

Para isso, é preciso acessar o site do Provão (neste link) e preencher as informações necessárias. Depois, seguir o passo a passo abaixo:

  • 1ª etapa – USP, Unesp e Unicamp: escolher 3 cursos em duas dessas universidades. Não é possível selecionar um em cada uma delas;
  • 2ª etapa – Fatecs: escolher até 5 opções;
  • 3ª etapa – Univesp: escolher até 3 cursos para início no segundo semestre de 2024.

O que é o Provão Paulista?

O Provão Paulista é um novo vestibular seriado anunciado pelo governo estadual em julho, voltado especificamente para estudantes matriculados na rede pública de ensino. Cinco instituições de ensino paulistas aderiram ao processo seletivo, somando cerca de 15 mil vagas que serão disputadas pelos candidatos:

  • Universidade de São Paulo (USP): 1.500 vagas
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp): 934 vagas
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 325 vagas
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): 2.620 vagas
  • Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs): 10 mil vagas

Como se trata de uma prova seriada, os estudantes fazem o vestibular todos os anos ao longo do ensino médio. Isso quer dizer que um aluno que está no primeiro ano em 2023 precisará fazer a prova também em 2024 e 2025. Só então sua nota final, baseada no desempenho das três edições, será calculada para a disputa por uma vaga na graduação.

Quem cursa o segundo ano precisará fazer o Provão em 2023 e 2024. Já os que estão no terceiro ano do ensino médio terão apenas as notas desta edição como base de cálculo na concorrência.

De acordo com o governo de São Paulo, cerca de 1,2 milhão de alunos se inscreveram para realizar o Provão. Desses, 1,7 mil estudam em outros estados.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!