Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por Bruno Alfano — Rio

A inscrição para o Prouni termina nesta sexta-feira. O programa do governo federal oferece bolsas de 50% e de 100% em universidades privadas. Uma forma de os candidatos monitorarem sua situação e elaborarem estratégias é acompanhando as notas de corte, que dão um panorama de como está a disputa pelo curso. O GLOBO criou uma ferramenta para ajudar os que tentam chegar ao ensino superior pelo programa do governo federal.

Qual o prazo da inscrição do Prouni?

O prazo para se inscrever é até às 23h59 desta sexta-feira, 3 de março. O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado ainda neste mês, entre 7 e 16 de março.

Como fazer a inscrição no Prouni?

Para se inscrever é necessário inserir os dados do cadastro (login e senha) realizado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br). Se ainda não fez esse cadastro, ou fez, mas não lembra a senha, já é possível providenciar o cadastro ou a recuperação da senha.

  • Passo 1. Clique em "Inscreva-se" na página do Prouni e, logo em seguida, em "Entrar com gov.br ou fazer cadastro".
  • Passo 2. Na parte de "Minha inscrição", você pode escolher duas opções de curso. Basta clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".
  • Passo 3. Também é possível pesquisar as vagas pelo local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
  • Passo 4. Por fim, para concluir a inscrição, clique em “Confirmar minha inscrição”. Você poderá conferir suas informações na parte de "Minha inscrição" e mudar suas opções enquanto durar o período de solicitação do Prouni.

Critérios para inscrição no Prouni

Para concorrer às bolsas integrais (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O candidato também precisa ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas do Enem de 2021 ou de 2022 e não pode ter tirado zero na redação.

Quem pode se inscrever no Prouni?

Para participar do Prouni é preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Quem estudou em escola da rede privada com bolsa integral da respectiva instituição também tem direito. "Essa condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública", afirma o Inep.

Como funciona a nota de corte no Prouni?

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar dentro do número de vagas ofertadas, ou seja, é a nota do candidato que está ocupando a última vaga disponível. Se o curso de Pedagogia oferece 40 vagas e o candidato que ocupa o 40ª lugar tem 650 pontos, esses 650 pontos são a nota de corte daquele curso oferecido por aquela universidade.

Elas ajudam o candidato a monitorar sua inscrição e a elaborar estratégias — se vale a pena manter ou trocar de curso. As notas de corte são divulgadas diariamente, a partir do segundo dia, e não garantem a vaga, só dão um demonstrativo de como está a disputa pelo curso. Pode acontecer de vários candidatos se inscreverem em um curso só porque a nota de corte dele está baixo e ela saltar de um dia para o outro.

Confira o calendário do Prouni

  • Inscrições: 28 de fevereiro a 03 de março
  • Resultados da primeira chamada: 7 a 16 de março
  • Resultados da segunda chamada: 21 a 30 de março

Mais recente Próxima Prouni 2023: inscrição começa nesta terça-feira; veja como fazer
Mais do Globo

Agenda

Reserva Cultural recebe nova edição da Feira Nordestina

Moda vintage

Evento em Botafogo celebra a nostalgia do século XX

No cargo desde 2018, o executivo conta em entrevista ao GLOBO como a liga tem direcionado conteúdo para a Geração Z e rejuvenescido sua base de torcedores no país

‘Temos o plano de inundar o mercado com conteúdo e produtos’, diz Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil

Na presidência do grupo, Brasil deve encarar financiamento a países pobres como missão

Planejar transição energética é a prioridade no G20

Menos de um mês depois de operação contra maior grupo especializado em ‘ransomware’, ele voltou a ameaçar

Sequestro de computadores exige políticas robustas de segurança digital

Quanto mais longa, mais nos entorpecemos com o noticiário repetitivo. Só quando a desgraceira acusa algum pico de desumanidade, voltamos a prestar atenção ao horror

Em algum momento, toda guerra vira sumidouro de vidas

A resolução do caso Marielle e Anderson pode ser uma oportunidade histórica para o início da refundação das instituições fluminenses

A hora de livrar o Rio da tirania das milícias

Veja o horóscopo do dia 28/04 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 28/04

Lista inclui também 'Um homem por inteiro', com Jeff Daniels

'Hacks' e 'O véu': veja as séries que são destaque no streaming na semana (28/04 a 4/05)

Em tempos de reforma tributária, relatórios do escritor ensinam a eliminar privilégios e proteger os mais pobres

Prefeito no interior, Graciliano Ramos deixou receita para combater injustiças