Por Luiza Tenente, g1


Prouni do 2º semestre é marcado por problemas de organização — Foto: Reprodução

O prazo para a entrega de documentos dos candidatos pré-aprovados na lista de espera do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre acabaria nesta sexta-feira (7), mas foi adiado para 14 de outubro. A correção do edital foi publicada no Diário Oficial da União.

Nesta etapa, os alunos devem comparecer à instituição de ensino onde foram selecionados para comprovar os dados informados na inscrição, como renda familiar per capita.

A princípio, esse procedimento deveria ter ocorrido entre 3 e 7 de outubro. No entanto, segundo o g1 apurou, em 6 de outubro, universidades ainda não haviam recebido do Ministério da Educação (MEC) a lista com os nomes dos estudantes pré-aprovados. Sem isso, ficou impossível convocá-los para a entrega de documentos.

Em nota, a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) afirmou que "alunos e instituições acumulam prejuízos devido à desorganização na divulgação das informações dos aprovados no programa".

Nas redes sociais, alunos demonstraram preocupação com o atraso:

Não é o primeiro problema no Prouni do 2º semestre:

Até a última atualização desta reportagem, o MEC não havia respondido se, de fato, foi o suposto atraso no envio das listas de espera para as universidades que provocou mais uma alteração no calendário do programa.

O que é o Prouni?

O Prouni é um programa do MEC que concede bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais (100%) em instituições de universidades particulares, a partir da nota dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!