Por Fabiana Figueiredo, G1 AP — Macapá


Goteiras inundam salas de aula da escola Elisabeth Esteves, em Santana — Foto: Rosenilda Paixão/Arquivo Pessoal

Estudantes, professores e pais de alunos da Escola Estadual Elizabeth Esteves fizeram um protesto nesta terça-feira (9), cobrando a instalação de ventiladores ou equipamentos de refrigeração e uma reforma mais ampla para o prédio. Um dos problemas seriam goteiras que inundam as salas de aula da instituição de ensino que fica em Santana, a 17 quilômetros de Macapá.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que entregou 12 centrais de ar condicionado para a escola na segunda-feira (8). Quanto à infraestrutura, a Seed reforçou que a unidade passa por manutenção e recebe os reparos necessários desde abril. A previsão é que essa intervenção termine no fim do mês de maio.

Salas de aula e banheiros estão sem portas, segundo professores e pais de alunos — Foto: Rosenilda Paixão/Arquivo Pessoal

A mãe de dois alunos da escola, Rosenilda Paixão, de 38 anos, disse que participou do protesto por se preocupar com condições que os filhos estudam e com o atraso que eles têm no calendário escolar porque precisam ser dispensados quanto a impossibilidade de aula.

“Os alunos estão exigindo o que é deles de direito. Tem uma sala de aula que parece uma piscina, quando chove fica só água, pingando em cima dos alunos. Não tem condições de estudar lá. Os banheiros não têm porta, nem material de limpeza. Eu resolvi apoiar porque meus filhos estão atrasados nos estudos por causa disso”, falou Rosenilda.

Durante o protesto, alunos tocaram fogo em lixos na rua que passa em frente à escola — Foto: Rosenilda Paixão/Arquivo Pessoal

Durante o protesto, alunos colocam fogo em lixos na rua que passa em frente à escola, interrompendo o trânsito. A Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros foram chamados para organizar o ato e conter o fogo.

Ainda segundo a Seed, há previsão de que sejam entregues outras centrais de ar para a escola. Os equipamentos entregues na segunda-feira devem ser instalados nos próximos dias.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1