Por G1 RS


Insegurança no entorno da escola preocupa pais, alunos e professores, que protestaram nesta quinta-feira (27), após incidente com aluno — Foto: Reprodução/RBS TV

Pais, alunos e professores da Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, de Pelotas, na Região do Sul, fizeram um protesto nesta quarta-feira (27), depois que um estudante de 12 anos foi baleado quando chegava à instituição para assistir aula. A escola fica ao lado do presídio regional da cidade.

O estudante Elias Soares Voss, de 12 anos, chegou cedo à escola para jogar futebol com os colegas. No horário, houve um tiroteio entre criminosos, que aguardavam a saída de um preso. Um dos disparos acertou a perna do aluno, que foi socorrido e passa bem.

No pátio da escola, as famílias dos alunos ganharam o reforço dos vizinhos. Todos protestaram pela falta de segurança agravada pela localização da escola, separada do presídio apenas por um muro. "É constante a insegurança, não tem mais horário", reclama Vilma Lopes, avó de um aluno.

Os moradores dizem que os casos de violência são frequentes no local. No mesmo dia do fato, mais uma ocorrência foi registrada. Por sorte, os alunos não tiveram aula no turno da manhã, porque havia conselho de classe na escola.

A mãe de Elias, porém, lamenta a situação. "A gente não tem mais segurança em casa, não tem mais segurança na rua, no colégio, está horrível isso", diz Veroni Fonseca Soares.

Em entrevista ao RBS Notícias, o diretor do presídio, Rogério Gonçalves da Fonseca, garantiu que vai tomar providências junto ao Judiciário, ao Ministério Público e à própria Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

A Prefeitura de Pelotas estuda deixar a rua em sentido único e proibir o estacionamento na quadra em que fica a escola, para tentar dificultar a ação de criminosos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você