Por Bruno Albernaz, G1 Rio


Associação de Docentes da Uerj convocou protesto contra crise na universidade — Foto: Bruno Albernaz / G1

Alunos e professores de uma das maiores universidades públicas do país, a Universidade do Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), fazem na manhã desta quarta-feira (5), um protesto em frente ao Palácio Guanabara, na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. Uma faixa da via no sentido Botafogo foi interditada por volta de 10h15.

Com faixas e cartazes criticando o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, uma sala de aula ao ar livre foi montada para protestar contra a falta de verba para manutenção do campus. Cerca de 30 mil alunos estão sem aulas e sem previsão para voltar.

"Para mostrar que nós queremos sim trabalhar, estamos dando uma aula pública hoje na frente do palácio do governador. Nós, professores e técnicos, estamos sem salário desde fevereiro desse ano e sem o décimo terceiro. Não temos segurança suficiente, não temos limpeza adequada, não temos recursos", diz a professora Ana Carolina Feldenheimer.

"O governador disse que nós não estamos trabalhando, mas estamos sim. Fazemos pesquisas, projetos que continuam acontecendo, independente de ter ou não aula. Os estágios continuam acontecendo, as atividades administrativas e muitas outras atividades também." conclui.

Pelas contas da reitoria, o governo do Rio deve R$ 350 milhões à universidade. Dinheiro que não foi repassado desde 2016. Com o caixa em apuros, a Uerj ficou sem ter como pagar pela manutenção do campus e, em agosto decidiu suspender as aulas.

Volta às aulas

A previsão era de que as aulas do segundo semestre de 2016 fossem retomadas em janeiro. Mas como o dinheiro não veio, a previsão foi sendo adiada.

Sem aulas desde o ano passado, a universidade já teve que adiar o retorno do ano letivo cinco vezes até que no último dia 29, o Fórum de Diretores da Uerj decidiu durante uma reunião que ainda não há condições de retomar as aulas.

Corte salarial

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) chegou a pedir o corte salarial dos professores em 30% por considerar que os docentes estavam em greve, mas o Tribunal de Justiça discordou e impediu o corte.

Além disso, o governador do RJ pode ser multado se descumprir a determinação. A penalidade prevista é de R$ 100 mil por dia. Na decisão, o desembargador Maurício Caldas afirmou que o governo está impedido de tomar qualquer atitude que atrase, impeça ou reduza os salários de docentes e funcionários.

Pré-matricula

Apesar de a universidade ainda não ter uma data prevista para a volta às aulas, os alunos aprovados no vestibular do ano passado já começaram a fazer a pré-matricula e o serviço na universidade vai sendo retomado aos poucos. No último dia 27, funcionários da empresa responsável pela limpeza começaram a circular pelos corredores da Uerj.

Manifestantes pedem a saída do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) — Foto: Bruno Albernaz / G1

Manifestante exibe cartaz; uma faixa da Pinheiro Machado foi interditada — Foto: Bruno Albernaz / G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1