Niterói
PUBLICIDADE

Por Lívia Neder — Niterói

Investir em projetos dinâmicos e eventos dentro e fora do ambiente escolar são maneiras de atrair os alunos para o estudo das mais variadas disciplinas, colocando em prática o que aprendem em sala de aula. Confira alguns projetos promovidos por escolas e cursos de Niterói e região:

Empreendedorismo

No dia 7 de outubro acontece a segunda edição da feira Dr. Sardinha em Movimento, em Santa Rosa. A primeira mobilizou a comunidade do entorno e fortaleceu empreendedores da região. Promovido pela escola Estação do Aprender, o evento busca estimular o comércio local e conta com a presença de representantes dos ramos de gastronomia, moda, beleza e artesanato que trabalham nos arredores. A feira, que tem o nome da rua onde a escola se localiza, incentiva uma maior integração entre a vizinhança, reunindo alunos, familiares e membros da comunidade. As inscrições vão até amanhã.

Matemática

Com o objetivo de aproximar a matemática dos estudantes e da sociedade, a Casa da Matemática, em Piratininga, apresenta a disciplina de modo lúdico e acessível a todos. À frente do espaço, a professora Márcia Queiroz, que tem 25 anos de experiência em sala de aula, explica que apresenta um conjunto de atividades voltadas para o desenvolvimento do raciocínio, como jogos, que desmistificam o bicho-papão que muitos julgam ser a disciplina.

Podcast

Alunos do 7° ano do Colégio Salesiano Piratininga realizaram um projeto de pesquisa e apuração sobre histórias em quadrinhos para a disciplina de português. Durante o projeto, ocorreram apresentações de seminários em sala de aula e pesquisas individuais e coletivas. Como finalização, foi desenvolvida uma temporada de cinco episódios do podcast “Fala aí Salê”.

Astronomia

O estudante Marcelo Henrique da Silva Pereira, que cursa o 3º ano do ensino médio do Colégio Adventista de Itaboraí e gabaritou a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia, foi convidado para participar da 18ª Jornada Espacial, que acontecerá em novembro em São José dos Campos, em São Paulo.

Mais recente Próxima
Mais do O Globo

Não faltou dinheiro para mobilidade urbana. Faltaram planejamento, fiscalização e cobrança de resultados

Abandono de obras da Copa é sinal de governança frágil

Governo paulista acerta ao adotar modelo que exige maior capacidade financeira dos principais investidores

Venda da Sabesp é vital para saneamento atrair recursos privados

Lula só conseguiria o que quer, juros menores e mais crescimento, se fizesse (e falasse) o contrário do que faz e prega

Acelerar gastos e obter redução de juros são objetivos incompatíveis

Uma das consequências nefastas do antibolsonarismo é que ele distorceu o entendimento do público sobre a ciência

Como a ciência deve lidar com o populismo

O custo operacional de aeronaves com turbinas acionadas em grandes esperas ameaça o resultado financeiro das companhias

Eficiência nas operações aéreas e no consumo de combustível

Nada é tão ruim que não possa evoluir para péssimo. À direita, uma prefeita joga livros no lixo; à esquerda, uma senadora tenta encarecê-los

Os livros e o Movimento Brasileiro de Analfabetização

Não podemos perder essa última janela de oportunidade para salvar um país que já foi a pérola do Caribe

O Haiti não é aqui, mas é agora!

Veja o horóscopo do dia 27/04 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 27/04

O cantor é famoso tanto por suas músicas quanto pela coleção de carros, que gera muitos comentários entre os entusiastas desse universo

Calhambeque, Cadillac, Lamborghini e vários outros; confira a garagem de Roberto Carlos

Vocalista do Molejo também era sobrinho de Elza Soares, que convenceu Bira Haway a deixar o filho ser músico

Pai de Anderson Leonardo é nome fundamental do pagode carioca e criou o Molejo; saiba quem é