Brasil
PUBLICIDADE

Por Lucas Altino


As professoras da Escola Quilombola da CoMPaz, Território de Mãe Preta, em Triunfo (RS) recebem o Prêmio Educar — Foto: Divulgação
As professoras da Escola Quilombola da CoMPaz, Território de Mãe Preta, em Triunfo (RS) recebem o Prêmio Educar — Foto: Divulgação

Dezesseis projetos de educação que promovem a equidade de gênero e o combate ao racismo foram premiados nessa quarta (20), na 8ª edição do Prêmio Educar, realizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), com apoio da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura. Houve 700 inscrições, e foram premiadas oito professoras e oito instituições de ensino, todas da rede pública.

O evento aconteceu no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, e o objetivo, dessa edição, foi reconhecer iniciativas que valorizem práticas antirracista e de igualdade de gênero. Houve prêmios para projetos do Pará, Maranhão, Bahia, Minas, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Um dos projetos que já vem se multiplicando é o Akotirene Kilombo Ciência, do Rio Grande do Sul, que já é aplicado em três escolas: Comkola Kilombola Epê Laiyê (em Triunfo), Escola Municipal Liberato Salzano e na Escola Estadual Gonçalves Dias (em Porto Alegre). Coordenado pela professora Omo Ayo Otunjá "Cláudia Rocha David", o projeto é um método de ensino, inspirado na pedagogia do encantamento dos orixás, incentivando estudantes, principalmente, negras e negros na inserção das ciências exatas.

O estado de Minas Gerais foi o mais premiado do evento, com quatro vitórias, para os projetos ‘Promoção da Igualdade Racial’, da Escola Municipal Anne Frank; ‘Contos e Dengos por Uma Formação Identitária Positiva’, da Escola Municipal de Educação infantil Itamarati, o ‘Projeto Intercâmbio Raízes Angola Brasil’, das Escola Municipal Lídia Angélica (Brasil) e do Instituto Politécnico Edik Ramon (Angola), e ‘A literatura escrita por mulheres negras: uma experiência de leitura na alfabetização’, aplicado na Escola Municipal Florestan Fernandes. Todas as unidades são de Belo Horizonte.

— O CEERT, por meio do Prêmio Educar, gera oportunidades de valorização e reconhecimento dos educadores do Brasil, que driblaram as situações adversas e apresentaram propostas inovadoras na educação — afirmou o especialista Billy Malachias, pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (NEINB - USP) e coordenador da premiação. — Podemos observar que há experiências em todo país que, sem a dependência de verba pública, conseguem implementar a Cultura Afro na sala de aula de forma natural e bem aceita. Esses educadores conseguiram elevar seus projetos ao cenário nacional por meio de metodologias inovadoras e aplicáveis. Os profissionais e gestores da educação básica de todo o país criaram estratégias para oferecer uma educação de qualidade mesmo em condições tão difíceis.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Delegação do Egito viajou a Israel para tentar retomar negociação estagnadas

Hamas examina contraproposta de Israel para trégua em Gaza

Médica e gerontóloga aborda em artigo as questões específicas do envelhecer feminino

Andrea Prates: Longevidade, substantivo feminino

Será exibido, dia 20 de maio, o clássico “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues

Mostra paralela do Festival de Cannes vai homenagear os 60 anos da LC Barreto

Curta foi lançado dias antes dos 25 anos do massacre de Columbine

José Padilha, diretor de Tropa de Elite, comove americanos com curta-metragem antiarmamentista; veja

Produtos consumidos diariamente têm altas quantidades de partículas e mesmo frutas e vegetais estão contaminadas

Quais alimentos têm mais microplásticos? Veja lista e como diminuir exposição

Ação da Guarda Revolucionária que apreendeu embarcação aconteceu no dia 13 de abril

Irã anuncia que irá libertar tripulação de cargueiro de bandeira portuguesa confiscado

O atleta não teve complicações e deve ir ao jogo deste sábado, segundo Eric Miranda, da rádio CBN

Zagueiro do Vasco João Victor sofre acidente de carro a caminho da concentração

Recompensa de R$ 7 mil chegou a ser oferecida pelas autoridades locais, mas foi retirada em seguida

Turista britânico fica sob cuidados intensivos após ser atacado por tubarão em praia de Trinidad e Tobago

Cantora brincou com a semelhança entre o refrão do pagode e o da música 'Perfect illusion'

Anderson Leonardo: O dia em que o  Lady Gaga interagiu com o Molejo por causa de 'Cilada'