Por FDV

Um dos momentos mais importantes e determinantes na vida dos jovens estudantes é a hora de escolher qual carreira seguir. Junto a isso vem a ansiedade pelo vestibular, e podem surgir dúvidas quanto à escolha do curso e da instituição. Uma vez no ensino superior, inicia-se uma etapa que também merece atenção: as exigências e o nível de interpretação e argumentação aumentam gradativamente.

Para que essa mudança ocorra de forma tranquila, a Faculdade de Direito de Vitória (FDV) realiza projetos em parceria com escolas, buscando aproximar o aluno do ensino superior, auxiliando nessa transição, como palestras, rodas de conversa, competições, debates e oficinas.

“A escolha de uma carreira pode causar angústia e indecisão. Possibilitar ao jovem do ensino médio vivências no ensino superior ajuda na escolha, porque dá uma visão mais clara sobre o curso, bem como o desmitifica. Após o ingresso na faculdade, há algumas mudanças que trazem desafios, como uma maior carga de leitura, maior necessidade de reflexão crítica sobre os conteúdos e início de uma vida acadêmica mais autônoma. É importante, nesse momento, a tomada de consciência sobre esses desafios e um ambiente estimulante que torne a transição mais suave”, afirma a professora Luisa Cortat, responsável pelas relações institucionais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

FDV oferece oficinas jurídicas para estudantes de ensino médio — Foto: Divulgação/FDV

Ela explica que a FDV oferece diversas atividades para o ensino médio, como a “Olimpíada Jurídica Escolar”, o “Filme em Debate” e a “Oficina de Experimentação Jurídica”. O objetivo é despertar uma percepção jurídica nos alunos que estão perto de prestar o vestibular e sonham ingressar no curso de Direito. Todas as atividades da FDV são abertas ao público. Há ainda aquelas sob demanda, que são realizadas a pedido das escolas.

“Nosso objetivo é reforçar a importância de um ensino integrado, mostrando que não há uma quebra tão grande do ensino médio para o superior. Além disso, demonstrar que é importante construir uma percepção jurídica para os alunos do ensino médio, sobretudo a respeito de direitos e justiça”, afirma a professora.

Ela dá dicas para quem está vivendo esse momento de escolha da profissão. “Informem-se sobre o curso e possíveis carreiras e sobre a faculdade na qual pretenda ingressar. A FDV, por exemplo, está sempre de portas abertas, por meio de eventos e de visitas que podem ser agendadas pelos jovens à faculdade. Conhecer as carreiras no Direito é particularmente importante e animador. Elas são diversas e servem para pessoas com diferentes perfis”, ressalta.

A Olimpíada Jurídica é voltada para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio — Foto: Divulgação/FDV

Autonomia, leitura crítica e argumentação consistente

A professora e coordenadora pedagógica da FDV, Juliana Ferrari, observa que, dentre as dificuldades de adaptação, após o ingresso, estão o volume e a qualidade da leitura a ser realizada durante o curso. “Em um momento em que os textos diminuem de tamanho e o hábito da leitura não é frequente, ingressar no ensino superior e receber bibliografia básica composta por textos densos, longos e que demandam análise crítica pode ser uma barreira inicial, mas que é superada ao longo do curso”, afirma.

Também há a necessidade de ir além da leitura realizada. “Não basta ler e repetir o que foi dito. É demandado do aluno que ele seja capaz de analisar o texto, criticar e fundamentar sua crítica com argumentação consistente, e, quando for o caso, propor a superação da crítica feita. A postura passiva diante do texto, muitas vezes orientada para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), precisa ser substituída por uma postura ativa, com pensamento próprio, criativo e autônomo. O aluno do ensino superior deve saber organizar seu tempo, seus estudos e suas tarefas pessoais”, reforça.

Juliana destaca que as coordenações pedagógica e do curso de Direito ficam à disposição dos alunos para atendimentos individuais, orientando-os nessa transição. “Além disso, há o projeto #SÓVEM, que visa a refletir sobre temas relacionados à vida acadêmica, com o intuito de contribuir para o bem-estar do aluno no cotidiano do ano letivo. Neste semestre de 2019, foram debatidos temas, como ‘Inteligências Múltiplas – reconhecendo a diversidade do pensar’ e ‘Pesquisa ninja: busca e investigação avançadas na internet’. Os temas são sugeridos pelos líderes de turma, que trazem as demandas dos estudantes”, conta.

Também há acompanhamento das turmas em reuniões realizadas ao longo cada semestre letivo. “Essas reuniões são feitas com os professores de cada período, para que eventuais dificuldades da turma possam ser sanadas ainda durante o curso. Importante destacar que a coordenação pedagógica recebe e analisa relatórios dos líderes de turma sobre o andamento das aulas. É com base neles que as reuniões com os professores acontecem, sendo possível ouvir todas as demandam e pensar, coletivamente, nas ações a serem desenvolvidas a partir do que foi discutido”, explica.

Processo seletivo

A FDV é, atualmente, a primeira instituição particular do Brasil em aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para quem deseja ingressar na faculdade, até o dia 9 de junho, é possível se inscrever no Vestibular 2019/2, pela modalidade do Enem ou prova.

O processo seletivo é composto por uma prova com questões discursivas, aplicada no dia 15 de junho, das 8h30 às 12h30. O aluno que escolher ingressar pela modalidade do Enem pode utilizar a nota dos anos de 2016, 2017 ou 2018.

Os alunos que ainda não concluíram o ensino médio podem testar seus conhecimentos, realizando a prova de vestibular como treineiros. Estão abertos também processos seletivos de graduação em Direito para transferência e novo curso. Mais informações em http://site.fdv.br/processos-seletivos-2019/

Projetos ajudam alunos a chegarem mais preparados no ensino superior — Foto: Divulgação/FDV

SAIBA MAIS

A Faculdade de Direito de Vitória (FDV) tem atividades pensadas para o ensino médio. Todas são abertas ao público e, para participar, basta fazer contato pelo e-mail luisa@fdv.br. Há ainda opções sob demanda, realizadas a pedido das escolas. Conheça algumas dessas atividades:

Olimpíada Jurídica Escolar – Voltada para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas do Espírito Santo, é uma competição na qual os participantes, organizados em equipes, respondem a questionamentos elaborados por Caput, um extraterrestre que enfrenta conflitos em seu planeta e precisa da experiência dos terráqueos para solucioná-los. Neste ano, está acontecendo a 7ª edição da Olimpíada, que terá a final aberta ao público, no próximo dia 28 de junho, no auditório da FDV.

Filme em Debate – Voltado para o ensino médio, consiste em uma sessão de cinema (com pipoca e refrigerante), seguida de roda de conversa sobre os temas jurídicos identificados no filme. Normalmente, tem a presença de dois professores da FDV e um do ensino médio, como facilitadores do debate.

Oficina de Experimentação Jurídica – É uma oportunidade de vivenciar o mundo do Direito a partir da solução de casos. Os alunos de ensino médio fazem pesquisas iniciais sobre o caso e, em seguida, são auxiliados por professores consultores, especialistas na área.

Rodas de Conversa – discute juridicamente temas que estão em alta, com a presença de especialistas para auxiliar e enriquecer os debates. Não é específica para o ensino médio, mas aberta a esses estudantes e pode contribuir, inclusive, na preparação para o Enem.

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