Por G1 Vale do Paraíba e Região*


Um projeto educacional voluntário, com o objetivo de levar a jovens alunos de cursinhos populares aulas particulares 100% online e gratuitas. Assim se apresenta o Projeto Iluminar, iniciativa formada por jovens que buscam compartilhar conhecimentos com estudantes em preparação para o vestibular.

O projeto foi criado em 2020 e tem como objetivo impactar positivamente os jovens por meio da educação.

"Temos como propósito algo em comum: mudar a vida do outro por meio de uma educação de qualidade e acessível, além de levar a abertura de novas possibilidades, novos horizontes", conta a voluntária Letícia Diamantino.

Leticia Diamantino é uma das fundadoras do projeto — Foto: Divulgação

O projeto é gratuito e conta com aulas de reforço e também conteúdos direcionados para alunos em época de pré-vestibular. Os plantões de dúvidas online funcionam de segunda à sexta-feira, e o projeto ainda pretende iniciar no futuro, um programa de apoio psicológico aos estudantes e professores.

Até agora, o projeto atendeu 30 alunos, a maioria concentrada em São José dos Campos, mas quer ampliar as fronteiras por meio do recrutamento de mais voluntários (veja mais abaixo).

Ajuda nos estudos

Maria Eduarda de Oliveira tem 17 anos e foi uma das alunas atendidas pelo Projeto Iluminar. Ela soube através da parceria feita entre o projeto e o cursinho vestibular CASDvest, do qual era aluna, que havia a possibilidade de se inscrever para participar das aulas particulares.

Como tinha dificuldade em física, decidiu procurar o projeto. Uma vez por semana, ela realizava as aulas particulares de física, além de participar dos plantões de dúvidas, e explicou que fizeram toda a diferença:

"Os professores estão sempre dispostos a ajudarem a gente. Além das aulas, a minha professora tava sempre me animando, me ajudou a criar um cronograma, e me dava dicas pra me acalmar na prova, que me ajudaram muito", afirmou.

A estudante aguarda o resultado da segunda fase da Universidade de Campinas e do Enem.

Projeto voluntário de São José dos Campos auxilia jovens na preparação para o vestibular — Foto: Divulgação

Aulas online

As aulas funcionam por uma plataforma online gratuita e os estudantes contam com um professor específico da matéria selecionada pelo aluno. Cada aluno tem um professor responsável, mas os plantões de dúvidas podem ser usados por todos e em todas as matérias.

Os horários das aulas não são fixos. O projeto definiu que devem ser realizadas aulas de no mínimo 1h de duração por semana, porém os horários são agendados de acordo com a disponibilidade do professor e do aluno.

Além das aulas, ocorrem os plantões de dúvidas que são diários, com diversos professores.

Inscrições para voluntários

Atualmente o programa conta com 40 voluntários ativos, espalhados pelo Brasil e no mundo, divididos entre diretoria, professores e plantonistas.

Para expandir o alcance do projeto no entanto, é preciso encontrar mais pessoas dispostas a participar. Por isso, o Projeto Iluminar está com inscrições abertas para voluntários.

Para se tornar voluntário, é necessário que o interessado faça uma inscrição que ficará disponível no perfil do Instagram do projeto (@edu.iluminar) até 13 de março.

Após preencher um formulário, no qual haverá perguntas sobre a matéria de interesse, e algumas informações pessoais, os candidatos serão selecionados para a segunda fase, na qual ocorrerá uma entrevista e uma aula teste, que será avaliada pelo time responsável.

*Colaborou Bárbara Liz

Veja mais notícias sobre o Vale do Paraíba e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!